Benefícios do B2E, o Business to Employees

Sabemos que ter um target bem definido, com estratégias segmentadas pelo perfil, é uma ótima base para qualquer negócio online.

 

E se você pudesse ter 100% certeza de quem é o seu consumidor, com dados atualizados todo tempo e com inadimplência zero?

 

Já pensou em vender direto aos seus próprios colaboradores ou aos colaboradores de outras empresas?

 

Certamente você teria tudo isso e o seu consumidor ainda teria a percepção da compra como um benefício que ele tem na empresa. Todos ganham, quem vende, o colaborador e a empresa que entrega o benefício ao colaborador.

 

Estamos falando do B2E, ou business-to-employees. Tanto as indústrias como distribuidoras ou revendas podem aproveitar os benefícios de um canal de venda B2E, mesmo que o volume de vendas não seja tão grande.

 

A margem fica maior e o relacionamento com o consumidor, ainda mais próximo. Abaixo vamos ver cinco benefícios de trabalhar com B2E para que você entenda porque vale a pena investir:

É um benefício ao colaborador, o RH agradece

Posicione o canal de vendas com parcerias estratégicas com os departamentos de recursos humanos das empresas. Com esse posicionamento, o RH irá ofertar seu canal de vendas como um benefício ao colaborador.

 

Isso ajuda no engajamento com o canal e aumenta em muito as chances de compra do produto ofertado. Mas não se esqueça que o canal realmente deve ter benefícios para ser aceito pela empresa.

 

O desconto no produto precisa ser generoso e as vantagens devem ir além de descontos, com opções tais como entrega direto na empresa sem custo, brindes, facilidades no pagamento, produtos grátis no dia do aniversário etc.

 

Faça um canal de vendas online personalizado

É importante que o canal de vendas seja personalizado, não só no visual, mas toda a experiência de compra deve estar integrada com a empresa ao máximo possível.

 

O canal deve fazer parte da intranet da empresa, ter login automático integrado aos sistemas internos e fazer parte das campanhas de incentivo da empresa.

 

Por exemplo, um bônus por performance do colaborador pode ser um voucher do canal. Além disso, toda comunicação precisa estar alinhada às campanhas de endomarketing da empresa.

Você já tem os dados do seus consumidores, utilize-os de forma inteligente

Como o canal de vendas irá atuar com os seus colaboradores ou com colaboradores de empresas parceiras, é quase certo que você terá acesso aos dados do público alvo.

 

Com esses dados em mãos e uma boa estratégia de CRM, você poderá vender mais e melhor. Imagine que a empresa já saiba, ou com uma pesquisa interna ela venha a saber, quais os colaboradores que têm filhos pequenos.

 

Com essa informação em mãos, você terá condições de, por exemplo ofertar produtos específicos para crianças (via e-mail ou chat interno). E dá para ir além, ofertar produtos específicos para crianças somente próximo ao aniversários delas.

 

Quanto mais dados, mais segmentações podem ser feitas e mais efetivas serão as vendas. Claro que tudo isso depende também de quais produtos você tem à disposição para ofertar.

As pessoas não estão somente na internet: utilize o local físico a seu favor

Seria um sonho se pudéssemos reunir nossos possíveis consumidores em um mesmo local para falar com eles, certo? Pois é, com o B2E você consegue.

 

Você pode usar o meio físico para branding, validação de estratégia de comunicação, alinhamento de expectativa e de quebra atrair os colaboradores para o canal de venda.

 

Com esse monte de dados em mãos você poderá ser mais eficiente nas vendas em outros canais, não só no B2E.

Se conseguir, utilize como forma de pagamento o desconto em folha

Outro sonho é ter zero inadimplência ou fraude. Se utilizar o desconto em folha de pagamento, é fato que terá o recebimento do valor da compra. O risco fica quase zero, você aumenta as margens e reduz os custos operacionais que teria para controle de fraude ou inadimplência.

 

Claro que ofertar outras formas de pagamento irá ajudar no aumento do engajamento e vendas. Experimente dar um benefício ainda maior para quem escolher desconto em folha. O B2E jamais será uma solução de grande volume de vendas, ele serve como estratégia complementar.

 

Se for trabalhado de forma inteligente pode ajudar no aumento de sua margem, no crescimento significativo de vendas “limpas” (sem inadimplência ou fraude), na captação de dados mais concretos dos consumidores para validarem estratégias antes da aplicação no mercado, para melhorar o relacionamento com o colaborador ou empresas parceiras e vários outros benefícios que o B2E pode trazer.

 

Se você entende o valor de todos esses benefícios e gosta de qualquer aumento em vendas mesmo que em proporções menores, trabalhar com canais de venda B2E é uma boa estratégia.

 

 

Renan Mota
2017-06-05T21:11:46+00:00 By |Omnichannel|