Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Quando se trata de estratégia de Marketing Digital, um dos pontos mais importantes é definir para quem você está vendendo os seus produtos e serviços.

 

Existem dois conceitos que definem o perfil dos seus consumidores: público-alvo e persona.

 

Mas será que você sabe qual a diferença entre esses dois conceitos?

 

Pensando em esclarecer essa dúvida, preparamos um post explicando direitinho qual a diferença entre eles e qual a importância deles na sua estratégia. Veja só!

 

Público-alvo: para quem você vende?

 

público-alvo

 

Quando falamos do conceito de público-alvo, nos referimos a uma parcela da sociedade, ou grupo de pessoas, para qual seus produtos e serviços podem ser úteis. Essa definição serve para identificar, especificamente, o nicho de mercado no qual sua empresa está inserido.

 

Para definir seu público-alvo, é preciso considerar as características demográficas, socioeconômicas e claro, seus comportamentos e hábitos de compra.

Persona: qual o seu cliente ideal?

 

personas

 

Podemos definir persona como um personagem semi-fictício criado para entender mais sobre os seus clientes, bem como suas características e necessidades.

 

Toda persona é criada a partir do seu público-alvo, mas é um conceito menos genérico e que vai mais a fundo.

 

A persona é o arquétipo do seu cliente ideal — criando assim um trabalho mais detalhado de pesquisa, que procura entender as características subjetivas do seu consumidor.

 

Trata-se de traçar um perfil comportamental dos seus clientes, que vão de sonhos e desejos à maneira que o mesmo se relaciona e as dificuldades que enfrenta em sua rotina.

 

Como se trata de um perfil mais específico, é possível criar e trabalhar suas estratégias de marketing de modo muito mais descritivo, personalizado e eficiente.

 

Por fim…

 

A criação da persona é muito importante para montar estratégias mais eficientes e personalizadas, principalmente quando falamos de um cenário onde existe muita concorrência e um mercado cada vez mais exigente.

 

Por isso, é bom lembrar que um conceito não exclui o outro. Mas você só poderá criar a persona da sua empresa, quando o público-alvo da mesma estiver definido.

 

Agora que você conhece as principais diferenças entre persona e público-alvo, acesse o nosso post sobre Marketing de Conteúdo e veja como você pode incluir esses conceitos em sua estratégia!

 

 

Redação CoreBiz
2017-08-31T17:01:26+00:00 By |Fidelização|