Como extrair insights com pouco tráfego e melhorar sua conversão

Sua empresa precisa ser grande e/ou ter um volume de tráfego enorme em seu site para ser totalmente guiada por dados?
Não!

 

Mesmo um único visitante gera dados que podem levar a uma tomada de decisão. Uma única resposta em uma pesquisa on-site é melhor que nenhuma. Uma única sessão de mouse tracking analisada já pode nos fornecer insights.

 

Obviamente, se seu site tem 100 visitas por mês ou você só tem 10 respostas em uma pesquisa quantitativa, é complicado separar o que é coincidência do que é tendência. Mas, ainda assim, é melhor que dado nenhum. Concorda?

 

[Pesquisa onsite]

 

Sempre vejo profissionais de marketing dizendo por aí que sem tráfego não há como otimizar, que não se pode ser guiado por dados sem grande volume de visitas, isso é besteira. Posso te afirmar com 100% de certeza.

 

Quando uma empresa sofre com falta de tráfego, você pode focar suas ações em pesquisas qualitativas: entrevistas, pesquisas, enquetes, user testing e o que mais for possível.

 

Se você só tem 10 clientes, aproveite para ser mais pessoal, se reuna com cada um deles (pessoalmente ou por Skype) e pergunte o que pode ser melhorado, onde sentem dificuldade em usar sua ferramenta ou concluir alguma ação no site.

 

Se você não tem clientes ou não dialogar com eles de forma tão pessoal, utilize pesquisas que são disparadas quando o usuário demonstra intenção de abandonar o site ou através de e-mail marketing para sua base.

 

Outra alternativa é conversar com amigos e familiares que tenham o mesmo perfil do seu público-alvo e pedir que eles utilizem sua ferramenta ou concluam alguma ação em seu site. Preste muita atenção e faça anotações durante o processo. Após eles terminarem, pergunte o que acharam, o que foi fácil, difícil, se sentiriam confiança caso não te conhecessem.

 

Através de Digital Analytics você pode criar e acompanhar eventos e metas no seu site, tais como:

 

  • Cadastro na newsletter;
  • Clique no botão comprar;
  • Scroll nas página;
  • Compra Efetuada;
  • Etc.

Você pode disponibilizar alguma informação ou link sobre segurança, se ele tiver muitos cliques, podemos notar que as pessoas ainda não te conhecem e estão atrás do máximo de informação possível. Em um caso como esse, coloque depoimentos de clientes e veja se o desempenho melhora.

 

Se as pessoas estão abandonando muito após calcular um frete (você pode saber isso através dos eventos e metas que mencionei), por exemplo, talvez seu frete esteja com valor acima do mercado. E então você pode diluir no preço do produto e encontrar o equilíbrio ideal.

 

Enfim, todo tipo de dados pode e será útil para formatar e guiar sua estratégia. Preste muita atenção em todos os rastros e informações que os usuários te dão todos os dias e use com bastante sabedoria. Com certeza seu negócio vai crescer e melhorar de desempenho muito mais rápido.

 

Todos podemos – e devemos – ser o mais data-driven possível. Esse é o caminho mais seguro para o sucesso!

 

felipe.gomes
2017-07-18T11:56:36+00:00 By |Conversão|