10 problemas comuns em CRO e Interface

 

A utilização de CRO – Conversion Rate Optimization, ou, em português, Otimização de Conversão – torna-se cada vez mais fundamental para as empresas e possui um poder de influência gigantesco e direto nos resultados.

Essa técnica consiste em, literalmente, melhorar as taxas de conversão do seu site. Isso acontece devido a constante elaboração de estratégias que fornecem uma melhor experiência ao usuário, o que, naturalmente, o induz àquilo que você, como plataforma, espera.

A riqueza, literalmente, está nos detalhes do site. Um simples botão que direciona uma ação precisa “ser justificado” e ter sentido ao clicar ali. Essas pequenas coisas precisam de estratégias e embasamento, considerando diversos fatores que poderão transformar as taxas de conversão ao final.

A falta de atenção a recursos que podem até parecer insignificantes é o que está impedindo a sua empresa de alavancar em leads convertidos. Listamos 10 problemas comuns em CRO e Interface que, acredite, afetam seus resultados muito além do que você imagina. Confira!

1. Realizar um trabalho de otimização sem planejamento

Dos erros mais graves a se cometer em CRO, iniciaremos pelo pior. Como em qualquer área que desejamos implantar melhorias, a falta de planejamento interfere – e até mesmo impede – de maneira intensa na otimização e conversão de seu site.

Você vai, inclusive, perceber que essa falha resulta nos demais erros que iremos citar – entenda o porquê! Imagine que, hoje, você detectou um problema na página final, o seu “check out”. Então você resolve. Amanhã, o problema está na home que não carrega nem por decreto. Você, novamente, resolve. Um dia após o outro, um problema diferente em uma nova tela.

Esse é o resultado da falta de planejamento do site como um todo. O usuário que encontrar uma dificuldade à cada vez que navegar pela sua página, terá em sua memória uma péssima experiência. E aí você já pode concluir sozinho que as chances dele voltar são mínimas, certo?

2. Utilizar apenas dados de web analytics

Dados de web analytics são importantes? Sim, são fundamentais. Através deles, conseguimos analisar os números do site e obter uma orientação prévia daquilo que precisa ser melhorado.

No entanto, estes não são os únicos indicadores capazes de apontar onde sua estratégia está falha. Muitas pessoas esquecem – ou simplesmente decidem ignorar – da importância dos relatórios visuais de comportamento do usuário: mapa de calor, clickmaps, scrollmaps e mouse tracking. Existem várias maneiras de entender como os usuários estão se comportando.

Sabe a má experiência que citamos no tópico anterior, do usuário que a cada navegação encontra um problema diferente? Pois é! Uma das principais ferramentas de CRO é poder identificar o que tornou aquela navegação problemática, através de técnicas que mostram exatamente onde ou com o que seu cliente teve dificuldades.

Quando você decide ignorar esses dados, está automaticamente optando por desconsiderar as possíveis melhorias capazes de aumentar sua taxa de conversão.

3. Focar a otimização apenas em Desktop

Em setembro de 2017, o relatório da GSMA – representante das operadoras móveis de todo o mundo – constatou que o Brasil é o país com maior número de smartphones conectados à internet em toda a América Latina — cerca de 73% das conexões da região acontecem em nosso país.

Outro dado considerado extremamente importante vem do relatório da “Global Digital Future in Focus”, que aponta 50% das vendas online acontecendo via mobile.

Deixar de priorizar e otimizar seu site para a versão mobile ou não investir em aplicativos de compras é sinônimo de perda de dinheiro.

Não, não é deixar de ganhar, é realmente perder, pois a visão de futuro do acesso mobile está em expansão e todo o setor de e-commerce precisa ter essa plena consciência. Se você não tiver, com certeza o seu concorrente terá.

4. Ausência de padrões na interface capazes de identificar a marca

A ausência de padrões capazes de identificar a marca nas interfaces do seu site é um erro realmente grave no que diz respeito à aplicação de CRO. É como se a navegação fosse um eterno mistério.

Se em cada interface que o usuário abrir a marca estiver disposta de forma diferente, ele terá dúvidas até mesmo se ainda está navegando no mesmo site.

Essa confusão gera desconfiança e o faz desistir do que ele procurava por ali. Hoje é muito comum um site redirecionar a outro que, muitas vezes, não é nada confiável.

Portanto, se nada identificar e “registrar” a sua marca — desde padrão de cores até mesmo o logo, como ele saberá que continua navegando no lugar certo?

5. Não trabalhar a comunicação de forma concisa e constante

A forma de se comunicar é uma das chaves que gira a conversão do lead. Se, ao implementar uma página, sua comunicação não estiver proposta de forma concisa e capaz de direcionar intuitivamente o usuário para onde você deseja, ela é claramente ineficiente.

A palavra intuitiva merece ser frisada, pois é muito importante no que diz respeito à essa experiência de usuário. Se a comunicação é falha, a navegação torna-se confusa e cansativa, desestimulando o cliente a seguir adiante com aquilo que pretendia ao entrar no site.

6. Falta de claridade na apresentação dos diferenciais dos produtos

A falta de claridade na apresentação dos diferenciais de cada produto prejudica a experiência do usuário em grande escala. Ao analisarmos bem a situação veremos que, muitas vezes, ele está à procura de mais informações sobre aquilo que deseja comprar ou conhecer.

Se não encontrar: fim da navegação. Os consumidores estão cada vez mais impacientes e desejam sanar suas dúvidas de maneira rápida e prática, sem tempo para navegar a fundo em um site até encontrar o que precisa.

Em controvérsia, outros usuários não querem muitas informações além de preço e prazo de entrega, por exemplo. Você precisa identificar – e isso é possível também através de CRO – o que o seu público busca com mais frequência a fim de não enchê-lo com especificidades desnecessárias ou não fornecer nada daquilo que eles realmente esperam encontrar.

7. Gastar tempo demais com detalhes pequenos

Ok, os detalhes são importantes e bateremos nessa tecla quantas vezes forem necessárias.

No entanto, demandar uma quantia de tempo enorme em detalhes que não são tão capazes assim de influenciar em suas taxas de conversão é literalmente perder esse tempo.

Muitas empresas que estão começando a usufruir das estratégias de CRO caem nesse erro de achar que mudar cores e posição dos elementos é o que dá o resultado final. Elas são importantes, mas não fazem todo o trabalho sozinhas.

Deixar de focar nos relatórios comportamentais e nos dados de web analytics e passar a se preocupar apenas com ícones que podem nem ser tão relevantes para a experiência do usuário é um péssimo hábito que precisa ser quebrado.

8. Formulários extensos prejudicam a conversão

Mais um fator prejudicial para a conversão de seu site e a geração de leads é a criação de formulários extensos e mal direcionados.

Os formulários extensos podem ser cansativos para quem os preenche, muitas vezes fazendo com que a pessoa desista antes mesmo de terminá-los. Se você não focar as perguntas para colher as informações que realmente precisa, tem grandes chances de perder um lead.

Já os formulários que não são bem direcionados podem deixar o usuário confuso. Por exemplo: é solicitado que ele preencha os números de seu CPF, mas não está especificado se deve inserir ou não pontos e traço. Então ele preenche da maneira que acha adequada e depois lida com a necessidade de corrigir, o que toma seu tempo.

Se, ao invés desse trabalho a mais, a orientação tivesse sido repassada, o usuário não teria uma má (ainda que pequena) experiência. Lembre-se: o acúmulo de pontos negativos é o que pode resultar em um final agravante.

9. Não ter uma categorização de call to actions

Outro fator que pode influenciar nas taxas de conversão do seu site é uma má estruturação dos CTAs — call to actions.

Visualize a si mesmo fazendo a leitura de uma página que contém um produto de seu interesse. Preço ideal, prazo de entrega perfeito, qualidade do item melhor ainda. Hora de comprar!

Mas… Onde está o botão de compra??? O produto continha tanta informação que o ícone se perdeu lá no topo da página. Ou você está procurando fixamente no canto inferior direito pelo hábito, quando na realidade ele está localizado do lado esquerdo. Entendeu o X da questão tratado aqui?

Se uma de suas principais ferramentas de conversão não for facilmente visualizada, como seu lead irá encontrá-la e finalizar seu pedido? Desde um botão de compra, a um “inscreva-se aqui”, bem como um “ver detalhes” que direciona às especificidades do produto, os call to actions são extremamente importantes para a conversão.

Esse é outro erro capaz de transformar um futuro cliente em mais um aborrecido na sua lista de más experiências.

10. Não transmitir confiança através de prova social

O seu site precisa transmitir segurança e confiabilidade – principalmente para novos usuários. Caso contrário, ninguém sairá preenchendo formulários com seus dados pessoais ou clicando em comprar, concorda?

Ao evitar todas as falhas citadas, você com certeza já tem alguma credibilidade em sua página. Logo, seus prospects se sentirão confortáveis para preencher formulários, bem como responder avaliações e fornecer depoimentos sobre a experiência que ali tiveram.

Mas o que você faz com esses depoimentos é o que realmente importa.

Não utilizá-los é como desperdiçar uma das mais preciosas ferramentas no mundo de vendas — principalmente online: a prova social. É comprovado cientificamente, em estudos da neurociência, que as pessoas se sentem muito mais confortáveis quando encontram experiências de outras pessoas para que elas possam “se arriscar” e confiar também.

Logo, se “ninguém” está falando bem ou recomendando seu site, como mais alguém irá se sentir plenamente confortável para realizar uma compra ou fornecer seus dados?

Hora de transformar o problema em solução

Não dá para desperdiçar técnicas tão eficazes como as de CRO com erros tão simples e fáceis de serem corrigidos, não é mesmo? Após identificar essas falhas, vamos te ajudar com 4 melhorias para sua gestão de CRO.

Redação CoreBiz
2018-07-19T18:05:25+00:00 By |Conversão|