7 dicas de SEO que farão seu site rankear com sucesso

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Já faz parte das metas de todo site, seja ele de vendas ou conteúdos em geral, estar indexado na primeira página dos resultados de busca. É como se fizesse parte do “DNA online” querer aparecer em primeiro lugar e ser destaque entre os demais concorrentes. E como discordar da importância disso?

Não dá, né?! Estar entre os destaques dos resultados que o Google e os outros mecanismos exibem em qualquer busca reflete diretamente no retorno financeiro dos sites — positiva ou negativamente.

Em nosso último post, você leu sobre “Marketing Digital: estratégias de vendas para sua loja virtual”. Agora, nós vamos aprofundar um pouquinho mais sobre uma em especial — a estratégia de SEO. A CoreBiz separou 7 dicas relacionadas às boas práticas dessa técnica. Confira!

Dicas relacionadas à que? SEO???

Você deve estar pensando: “Ok CoreBiz, muito bonito, muito bacana… Mas que raios é SEO?”.

Trata-se de uma prática para rankeamento de páginas desenvolvida e aprimorada conforme os sites de busca foram surgindo. O termo Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de buscas em português, foi utilizado pela primeira vez em 1997, juntamente com o sucesso de lançamento do Google.

Desde então, ganhou sucessivo espaço no mercado. Basicamente, essa estratégia visa aprimorar as técnicas que podem otimizar suas páginas, através do mapeamento e identificação dos algoritmos que fazem um site aparecer nos primeiros resultados.

Listamos os principais fatores que influenciam positivamente nesse rankeamento. Veja só:

1. À procura da palavra perfeita

O princípio básico de SEO para rankear seu site é encontrar a palavra-chave perfeita. É ela que o cliente irá digitar quando realizar uma busca e é exatamente aí que o seu site deve aparecer — com a keyword exata!

Lembre-se que o determinante para usar uma palavra-chave não é o volume de buscas, mas sim o que ela representa como resposta para a pergunta do seu público em específico.

2. Um conteúdo que responda tudo que o cliente deseja saber

Então, tipo assim, o que você acha se a gente falar sobre, sei lá…

Calma, volta aqui! Esse foi só um exemplo do quão péssimo é quando alguém vai falar sobre algum tema e dá inúmeras voltas sem saber onde chegar — seja para enrolar ou por não ter a resposta exata.

O X da questão é: para chegar (e permanecer) na primeira página do Google, você precisa responder aquilo que os usuários estão procurando. Não adianta usar a palavra-chave perfeita e não responder o que seu público precisa.

Isso, aliás, gera má reputação para o seu site, pois a pessoa irá clicar, perceber que não tem o que procura e sair, influenciando no tempo de permanência em sua página. Péssimo, não é mesmo? Portanto, produza conteúdos relevantes o suficiente para satisfazer seus buscadores.

3. Mantenha o conteúdo sempre atualizado

Alcançamos as primeiras posições em rankeamentos: ponto para nós! Mas agora é hora de manter. Para isso, você precisa atualizar constantemente seus conteúdos, a fim de deixá-los cada vez mais relevantes.

Pensa com a gente: você escreve um conteúdo incrível sobre SEO, mas, como dissemos, as estratégias dessa técnica são constantemente aprimoradas. Logo, o seu conteúdo de 6 meses atrás sobre como otimizar seu site nos mecanismos de buscas torna-se ultrapassado.

“Mas então não é melhor criar um conteúdo novo?” — a resposta é não, principalmente se você já está entre os primeiros resultados. Você pode perfeitamente reaproveitar o conteúdo, atualizar suas informações e seguir usufruindo do engajamento já gerado.

4. Toda atenção ao mobile

O Google vem avisando desde 2016 “não deixe o mobile first de lado”. E o ditado é claro: quem avisa, amigo é!

O que isso vai mudar? Os algoritmos passarão a analisar prioritariamente os sites com melhor desempenho na versão mobile e, só então, no desktop. Isso porque o número de acessos via celular tem crescido consideravelmente — e o futuro não é diferente disso.

Portanto, faz parte da estratégia de SEO otimizar e priorizar o seu site na versão mobile para melhorar o rankeamento.

5. Crie URLs amigáveis

Se as pessoas tivessem pleno conhecimento da importância de uma URL amigável em SEO, com certeza teríamos milhões de endereços otimizados e eficientes para os mecanismos de buscas.

Além de tornar a leitura e identificação literalmente mais amigável (e até confortável para o usuário), o Google também faz a varredura de palavras-chave nas URLs.

Assim, se aparecer aquele endereço cheio de números e caracteres desorganizados, pode esquecer o bom posicionamento nas buscas.  

6. Aposte em UX

Você sabe o que faz o seu cliente voltar ao seu site, além dos preços e conteúdo oferecidos? A experiência que ele teve durante a navegação.

Existem várias técnicas que podem favorecer essa interação entre usuário e site — uma delas é o UX. A sigla que significa User Experience engloba estratégias que visam proporcionar a melhor e mais agradável navegação para seu público.

Outro fator a considerar em UX é aquilo que já mencionamos anteriormente: o Mobile First. Lembrar que o seu site pode (e vai) ser acessado via celular é fundamental na hora de verificar coisas como tempo de carregamento, extensão da página e fatores que influenciam nessa experiência de usuário.

7. Snippets

Os snippets são considerados a posição zero do Google. É isso mesmo! A gente luta, luta e luta mais um pouco para conquistar o primeiro lugar nos resultados das buscas, mas já existe um marco zero. E o novo objetivo é ele!

Se você não sabe do que se trata, nós vamos te explicar. O snippet ou featured snippet é o resultado que aparece com maior destaque dentre todos os resultados. Ele é um texto resumido que fica acima dos próprios sites que aparecem nas buscas.

Esse pequeno texto normalmente é a união de uma pergunta cuja resposta está no próprio conteúdo. Quando o usuário fizer a pesquisa no Google, a probabilidade do seu site aparecer como resposta é grande, considerando que os algoritmos já identificaram a resolução adequada.

Conte com uma agência especializada em marketing digital

Agora ficou um pouco mais fácil entender quais são as práticas que levam o seu site aos primeiros resultados do Google, certo?

Mas a gente pode te ajudar ainda mais! A CoreBiz é uma agência especializada em marketing digital e é capaz de rankear o seu site. Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco e esteja em primeiro lugar — em todos os sentidos.

Redação CoreBiz
2018-10-18T13:12:36+00:00 By |Aquisição de Tráfego, Conversão|