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Você sabe quais KPIs acompanhar em sua estratégia SEO?

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KPI e Metricas de SEO

A popularização da internet alterou profundamente o nosso cotidiano, inclusive as nossas rotinas de compra. A consequência foi a inovação das estratégias de marketing, fazendo com que o marketing digital surgisse.

 

Diversos fatores definem o marketing digital: e o colhimento de dados é um deles. A tecnologia, e as mais variadas ferramentas presentes no mercado, contribuem (e muito!) para a extração dos números que apontam se as suas estratégias de marketing estão gerando resultados efetivos ou não.

 

A consequência disso? Uma enxurrada de números e métricas provenientes dos objetivos estabelecidos nas estratégias.

 

No entanto, o fato de você conseguir colher muitas informações a respeito dos seus métodos de negócio, não significa que você vai obter uma análise clara a respeito das suas táticas.

 

A verdade é que é preciso saber exatamente o que deve ou não ser levado em consideração na hora de avaliar os números.

 

É preciso direcionar o seu olhar para os números certos, a fim de avaliá-los minuciosamente e descobrir de fato se as suas estratégias estão sendo satisfatórias ou não.

 

Podemos chamar os números mais importantes de KPIs e os que não possuem o mesmo grau de importância de métricas.

 

KPIs e métricas: O que é e quais são as diferenças entre elas?

 

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KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicador-chave de Performance) são os indicadores que têm como objetivo indicar se os objetivos propostos nas estratégias estão sendo alcançados ou não.

 

Já as métricas são os resultados que não oferecem informações tão relevantes em relação às suas metas; ou seja, são números que podem ser considerados secundários.

 

A grande diferença entre KPIs e métricas consiste no grau de importância.

 

Os KPIs são os números mais valiosos para os seus objetivos e, por isso, é com eles que você deve gastar mais tempo de análise. Claro que é preciso levar as métricas em consideração, mas o seu grau de concentração sobre elas não precisa ser tão alto.

 

Sempre pense que uma métrica pode se tornar um KPI, tudo vai depender do progresso da sua estratégia e se as finalidades da mesma são alteradas ao longo do tempo.

 

Se você trabalha com SEO, seja lá em qual etapa, saiba que existem números que devem ser avaliados com mais atenção.

 

Principais KPIs relacionadas a SEO

 

Antes de tudo, é importante ressaltar que aplicar as mesmas estratégias para clientes distintos não é saudável, ainda que pertençam ao mesmo segmento.

 

É preciso entender que empresas/clientes possuem status distintos e, consequentemente, terão diferentes objetivos, como: aquisição de tráfego, conversão, aumento do número de vendas, etc.

 

Além disso, é indispensável apresentar ao seu cliente, de forma clara e objetiva, como as técnicas de SEO estão sendo ágeis e agregadoras para a empresa.

 

Mais do que falar que a página dele está bem ranqueada nos mecanismos de busca, é preciso mostrar como isso influencia diretamente no aumento de vendas e no lucro da empresa.

 

Dito isso, fale sobre o ROI da estratégia de SEO e prove que o investimento está gerando bons resultados.

 

Falar da receita gerada através do tráfego orgânico também é uma boa opção.

 

Apresente quantos usuários tornaram-se clientes através do tráfego orgânico.

 

E, por fim, fale sobre a economia que está sendo feita com mídia ao optar pelo ganho através de tráfego orgânico.

 

Mas, cá entre nós, é impossível apresentar os resultados citados acima sem realizar uma análise técnica dos números.

 

Sendo assim, apresentaremos aqui os principais KPIs de SEO. Mas tenha em mente que você precisa defini-los de acordo com os objetivos da sua estratégia.

 

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KPIs de Tráfego

 

Tráfego orgânico é essencial, pois muitas das vezes trata-se do primeiro contato que você vai terá com o seu possível lead. Além disso, você consegue provar, através desses resultados, como as suas estratégias de SEO realmente funcionam.

 

Dito isso, concentre-se na análise dos seguintes itens:

 

  • Aumento do tráfego orgânico;
  • Quais e quantas páginas geram tráfego orgânico;
  • Quanto desse tráfego orgânico pode ser considerado tráfego qualificado.

 

KPIs de Geração de Leads

 

Suponhamos que o seu site já está pronto para realizar conversões, e é possível fazer isso de diversas formas: inserindo CTA ao final de conteúdo, criando estratégias de e-mail marketing, definindo periodicidade de newsletter, etc.

 

Sendo assim, acompanhe os resultados listados abaixo:

 

  • Número de usuários convertidos em leads;
  • Leads gerados através de conteúdo (blogs e vídeos);
  • Números de cliques em CTAs;
  • Assinaturas de newsletters.

 

KPIs de Link Building

 

Obter links trata-se uma etapa imprescindível em qualquer estratégia de SEO. O link building, nada mais é, que a aquisição de links externos de páginas relevantes — preferencialmente, captados de forma natural.

 

Além de conseguir aumentar o tráfego do site, é mais uma forma de constatar que o seu conteúdo possui a devida qualidade.

 

Atenção nos próximos tópicos, são neles que você deve prestar atenção se quer avaliar a efetividade das linkagens:

 

  • Quantidade de links conquistados;
  • Quantos desses links são provenientes de sites que possuem autoridade no seu segmento.

 

KPIs de Branded Key Words

 

Branded Keywords são aquelas palavras que possuem uma íntima relação ou caracterizam o seu segmento. Elas geram a possibilidade de aumentar o número de tráfego qualificado, isso porque a pessoa que utilizou essas palavras na pesquisa já sabe exatamente qual é o tipo de conteúdo que desejam encontrar.

 

Faça as seguintes análises:

 

  • Quantas vezes as suas keywords foram mencionadas;
  • Geração de tráfego através das branded key words.

 

Métricas

 

Por fim, é imprescindível apresentar os resultados de algumas métricas. Ainda que não sejam números de extrema relevância, eles contribuem para obter bons resultados.

 

A análise dos principais KPIs, somados as métricas, esclarecem (e muito!) as conclusões que você precisa obter em relação às suas estratégias.

 

Sempre acompanhe o ranking das palavras-chave.

 

Outra maneira adequada de realizar a mensuração das suas métricas, é utilizar a ferramenta MozBar. Para isso, basta baixar a extensão do Google Chrome. Dividida em PA e DA, a ferramenta avalia a qualidade e geração de tráfego da página.

 

Sua utilização é importante para você fazer a mensuração da sua própria página, bem como avaliar a página dos seus concorrentes.

 

Agora que você já sabe quais KPIs realmente importam em uma estratégia SEO, acesse o nosso post e descubra como aumentamos o tráfego orgânico da Julia Plus em 175,5% em apenas alguns meses.