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Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Conteúdo

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Marketing de CONTEÚDO

Você sabia que cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia de Marketing Digital?

 

Mas, afinal, o que é o Marketing de Conteúdo?

 

Para responder essa e outras perguntas, preparamos um post sobre como funciona uma estratégia de Marketing de Conteúdo e porque ela é tão importante para o crescimento do seu negócio.

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

Podemos dizer que Marketing de Conteúdo é todo conteúdo de qualidade feito para atrair, envolver, engajar e educar seus atuais e futuros clientes. Dessa forma, você pode auxiliar em todo o processo de compra e ainda pode acabar gerando mais visibilidade para sua marca — uma vez que ela se tornará referência em determinado assunto.

 

Por que?

 

Um dos grandes motivos pelas quais o Marketing de Conteúdo está se tornando tão crucial para os negócios, é que a publicidade tradicional sozinha já não é mais suficiente. Aliado a isso, claro, também há o fato de que, hoje em dia, quase todas as empresas estão presentes na internet.

 

O Marketing de Conteúdo entra nesse cenário como uma das principais estratégias para assegurar o sucesso do seu negócio no meio online. Além de claro, ser a ferramenta ideal para aumentar o engajamento da sua marca.

 

Como?

 

O Marketing de Conteúdo não se trata apenas do que a sua empresa faz, mas sim do que seus clientes precisam. Um conteúdo só é relevante se for útil parar a pessoa que o procua, no momento que ela mais precisa.

 

Como qualquer negócio, é preciso muito planejamento e claro, uma estratégia bem arquitetada. É preciso pensar sobre o que escrever, quando e onde prover esse conteúdo e, principalmente, para quem você está escrevendo o material e qual resultado pretende alcançar com ele.

 

Estratégia de conteúdo

 

Antes de colocar a mão na massa e começar a produzir conteúdo, é preciso estabelecer a sua estratégia de conteúdo; afinal, ela será o segredo para que seu objetivo seja alcançado.

 

Mas, afinal, você sabe como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

 

Para facilitar todo o processo vamos dividir a estratégia em 3 etapas:

 

  • Planejamento;
  • Execução;
  • Mensuração.

    1. Planejamento

 

planejamento Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Conteúdo

 

Pense no planejamento como tudo aquilo que vem antes da execução em si. Ou seja, antes de criar blog posts ou sair produzindo materiais ricos, é preciso definir o seu objetivo e analisar alguns dados e métricas que te ajudarão a determinar exatamente o que precisa ser produzido.

 

Também é no planejamento que é estabelecido o cronograma das ações, quem serão os responsáveis por cada tarefa, as datas de entrega, etc. Outro ponto extremamente importante dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a documentação.

 

Uma estratégia bem documentada, além de manter toda a equipe alinhada do processo, evita um número maior de erros durante o processo; afinal, você terá acesso de tudo que dá certo ou não.

 

1.1 Definição de objetivos

 

Um dos passos mais importantes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a definição dos objetivos. Afinal, é preciso ter objetivos claros para que sua estratégia não seja em vão e traga benefícios reais para a sua empresa.

 

Se a sua estratégia de Marketing de Conteúdo não tem objetivos traçados, é muito mais difícil saber quais as métricas devem ser acompanhadas e quais ações devem ser tomadas — por isso, sempre documente tudo.

 

Por isso, se você ainda não tem o objetivo da sua estratégia traçado, pode conferir alguns dos mais comuns logo abaixo:

 

  • Engajamento com a marca: aumentar a interação do público com a sua marca ou empresa;
  • Gerar brand awareness: melhorar o reconhecimento da sua marca e/ou produto;
  • Gerar Leads: obter dados de possíveis clientes e qualificá-los através de conteúdo relevante;
  • Educar o mercado: educar o seu público-alvo que, muitas vezes, não entende do seu mercado ou, até mesmo, dos produtos que você oferece;
  • Vendas: guiar os leads durante o processo de compras e claro, prepará-los para a tomada de decisão.

 

1.2 Definição de KPIs

 

Depois de definir o objetivo, é preciso definir os KPIs da sua estratégia.

 

Você sabe o que é KPI?

 

KPI significa Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance.

 

Os KPIs são as métricas mais relevantes da sua estratégia e são elas que deverão ser acompanhadas para determinar seu sucesso ou não.

 

É preciso escolher bons KPIs e, para isso, é preciso levar em conta algumas características:

 

Ser importante: possuir impacto positivo no alcance do objetivo;

 

Fácil de entender: um índice extremamente complicado será difícil de ser compartilhado de maneira clara com toda equipe;

 

Facilmente mensurável: para que o índice seja inserido em um contexto e associado a um objetivo, é necessário que ele seja mensurado de maneira simples;

 

Ação positiva: levar uma ação positiva é um dos pontos mais importantes. Basicamente, trata-se de pegar as informações relevantes para escolher um caminho.

 

Por isso, se depois de analisar os KPIs da sua estratégia você não teve bons insights para atingir o seu objetivo, é preciso rever os KPIs e determinar novos.

 

1.3 Definir Persona

 

planejamento Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Conteúdo

 

Definir a persona é uma etapa fundamental dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal, com essa definição, você fica livre para transmitir mensagens mais personalizadas.

 

A melhor maneira de criar bom conteúdo é entender para quem você está escrevendo e, para isso, apostar na criação de buyer personas pode ser uma boa ideia.

 

Basicamente, uma buyer persona é um personagem fictício criado para te ajudar a entender melhor o que seu cliente realmente precisa. Para construir as suas personas, existem algumas técnicas comuns, tais como: realizar entrevistas com clientes, pesquisas de mercado, pesquisas online, etc.

 

2. Execução

 

Depois de todo o planejamento, finalmente chega a hora de colocar a mão na massa.

 

Primeiro passo: criação de conteúdo, que envolve a produção de imagens, textos, blog posts e materiais ricos como e-books.

 

A produção de conteúdo é muito importante para atração de novos consumidores; afinal, eles serão responsáveis por posicionar a sua marca nos mecanismos de busca e também ajudarão no relacionamento com os seus potenciais clientes.

 

Segundo passo: distribuição dos conteúdos criados.

 

Nessa etapa, é muito importante pensar nos melhores canais para a distribuição e em como tudo o que foi produzido vai alcançar o público desejado.

 

Os melhores e mais indicados canais para distribuição são: blogs, redes sociais e disparos de e-mail marketing.

 

E depois disso, vem a mensuração.

 

3. Mensuração

 

Medir os resultados é uma etapa muito importante da sua estratégia; afinal, sem a mensuração ela nunca terá validade. É preciso descobrir o que funciona e o que não funciona. Fique de olho nas métricas, frequência e no ROI.

 

Considerações finais

 

Essencialmente, o marketing de conteúdo é uma estratégia com ótimo custo-benefício, pois funciona nas bases de construção e emissão de mensagens que fortalecem a sua marca ou empresa.

 

Além de ser um canal para abrir o diálogo com seu público-alvo, fortalecendo o relacionamento, intensificando seu negócio.

 

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