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Tudo que você precisa saber sobre SEO

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Ocupar as primeiras posições nos mecanismos de busca é o objetivo de todos que têm um e-commerce ou blog. No entanto, devido a concorrência, é bem difícil conseguir um lugar de destaque entre as primeiras posições da SERP.

 

Apesar da dificuldade, é um fator essencial para que a sua loja ou blog alcance o devido sucesso. Além de trazer mais visibilidade para a sua marca e ajudar na geração de leads, o SEO é uma estratégia perfeita para o aumento do tráfego.

 

Basicamente, SEO trata-se de um conjunto de técnicas que visa gerar mais visibilidade e destaque para o seu negócio, com um baixo custo.

 

Neste artigo, apresentaremos o que é SEO, qual é a sua importância e quais são as técnicas para colocar este serviço em prática. Acompanhe!

O que é SEO?

SEO (do inglês, Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca) trata-se de um conjunto de técnicas que visa gerar mais visibilidade, destaque, aumento no número de tráfego e, consequentemente, mais leads.

 

Como?

 

Quando um usuário realiza uma pesquisa nos motores de busca, ele já tem uma noção do que precisa para solucionar a sua questão. Seja um serviço ou um produto, ele já sabe mais ou menos o que encontrará como resposta.

 

No momento da pesquisa, o usuário utilizará palavras-chave. E é nesse contexto que as técnicas de SEO passam a fazer a diferença. Quanto mais palavras-chave você conseguir inserir em seu conteúdo, mais chances você terá de ranquear bem e aumentar o volume de acesso da sua página.

Entenda a importância de ocupar as primeiras posições nos buscadores

Preocupar-se com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela sua marca é essencial, mas também é preciso atentar-se ao modo como os seus clientes chegarão até você, isto é, otimizar o caminho que o consumidor percorre até chegar a sua marca.

 

Estar na internet não é o suficiente para o sucesso do seu negócio. Por conta da concorrência, é preciso levar visibilidade à sua loja, caso contrário, ninguém saberá o que você tem a oferecer.

 

E é neste momento que as técnicas de SEO se fazem necessária. E como colocá-las em prática?

Rankeamento On-page

Nesse caso, são levados em conta os fatores que estão dentro do site. Os robôs identificam as informações contidas na páginas e as avaliam com a finalidade de saber se os termos que formam o conteúdo têm relação com as palavras utilizadas pelo usuário no momento da busca.

Conteúdo de qualidade

O Google Panda foi lançado em fevereiro de 2011. Basicamente, trata-se de um algoritmo desenvolvido para identificar o nível de qualidade de uma página em termos de conteúdo. Como métrica, são levadas em consideração a taxa de cliques, quanto tempo o usuário permanece na página, taxa de abandono e etc.

 

Sendo assim, é imprescindível apostar na produção de um conteúdo de qualidade — não somente porque é avaliado pelo google, mas sobretudo porque essas informações serão consumidas por alguém.

 

Então, além de preocupar-se em ocupar uma boa posição nos buscadores, concentre-se também em educar e informar os seus clientes. É mais uma maneira de estar presente no imaginário dos mesmos, de forma que a sua marca passa a ser referência para os seus clientes.

Tamanho do conteúdo

A média de um conteúdo que ocupam boas posições nos mecanismos de busca possui cerca de 2.500 palavras. É óbvio que isso não é uma regra, afinal de contas, vai depender muito do seu nicho e das questões que você pode esclarecer aos seus clientes.

 

Basicamente, preocupe-se em produzir um conteúdo completo e de qualidade para disponibilizar aos seus leitores. E isso não quer dizer necessariamente que precisa ser um conteúdo extenso, se as informações podem ser passadas em poucas palavras.

Título interno e Título SEO

O título interno é aquele que o leitor vê depois que já acessou a sua página. É imprescindível que contenha palavras-chave e que seja criativo, cativando a atenção e a curiosidade do usuário para que ele leia o conteúdo até o final.

 

Já o título SEO é aquele que aparece nas SERPs, é o responsável por levar o leitor até o seu conteúdo. Ele tem um alto grau de relevância para o Google. É importante que não tenha mais de 55 caracteres, que seja claro, objetivo e que contenha as palavras-chave.

URLs amigáveis

As URLs são um fator de rankeamento muito importante levado em consideração pelo Google. Devem ser otimizadas não só para serem bem avaliada pelos robôs, mas também precisam ser objetivas e claras, de forma que os usuários saibam do que se trata a página.

Heading Tags

As heading tags são responsáveis por determinarem o hierarquia do conteúdo. Elas vão do “h1” ao “h6”, sendo o primeiro mais relevante, seguido pelos intertítulos.

 

É imprescindível que o “h1” seja formado pela palavra-chave. Isto é, o título do conteúdo. Se possível, é importante que no “h2” também contenha a palavra-chave.

 

Dessa maneira, o Google consegue identificar as principais informações do seu conteúdo, priorizando-o quando ele for propício para determinadas pesquisas, além de otimizar a leitura para os usuários.

Uso de palavra chaves

É importante fazer uso das palavras-chave no início do texto, principalmente no “h1”, para que os crowlers do Google identifique o tipo de conteúdo que contém na página.

 

No entanto, é preciso utilizá-las de forma equilibrada e natural no texto, para que o conteúdo não torne-se repetitivo e cansativo para o leitor.  

Linkagem interna e tempo de carregamento

Outro fator relevante para o Google é o tempo que o usuário passa na página. Ou seja, quanto mais tempo ele passar na sua página, mais qualidade será atribuída ao seu conteúdo.

 

Uma amarra bastante interessante, nesses casos, é fazer uma introdução criativa, que desperte a curiosidade do leitor, fazendo com que ele chegue até o final do texto.

 

Outra possibilidade de gerar mais tráfego e fazer com que o usuário se mantenha por mais tempo no seu site é fazer linkagem interna com conteúdos relacionados. Quanto mais cliques você somar, mais relevância você agrega ao seu site.

Rankeamento Off-page e Link Building

Link Building é uma das técnicas do serviço de SEO. Trata-se de uma atividade totalmente voltada para ao ganho de backlinks. Ou seja, quanto mais backlinks você tiver, mais qualidade, autoridade e relevância serão atribuídas ao seu conteúdo.

 

Backlinks são os links apontados por outros sites para a sua página. Se você disponibiliza uma informação de qualidade, a consequência é que o conteúdo seja mencionado e compartilhado.

 

Uma opção fácil e prática de conseguir links externos é disponibilizar um campo abaixo do seu conteúdo para que o usuário possa compartilhar o link nas redes sociais. Além disso, você também pode disparar e-mails para a sua base de contatos toda vez que publicar um conteúdo novo.

Vantagens de aderir ao SEO

Além de ser um investimento baixo — veja como SEO pode te ajudar a economizar gastos com mídia —, SEO é um serviço eficaz e adequado para dar mais visibilidade a sua marca, aumentando o número de tráfego e, consequentemente, gerando mais leads.

 

Além disso, é uma ótima maneira de educar e informar os usuários sobre os seus produtos. Afinal de contas, hoje, o usuário passa a consumir antes mesmo fechar a compra.

 

Isto é, se você disponibilizar um conteúdo de qualidade a respeito dos seus produtos ou serviços, aquele usuário já está consumindo algo que é disponibilizado por você, aumentando as chances de realizar uma venda.

 

Gostou do artigo? Que tal conferir também o nosso post com a indicação de 10 ferramentas indispensáveis para quem trabalha com SEO? Dar um “up” nas suas estratégias nunca foi tão fácil 😉