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Tipos de campanhas do AdWords

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O e-commerce, diferente das lojas físicas tradicionais, é muito dependente de tráfego gerado através de campanhas de mídias pagas.

 

Essas campanhas são realizadas em grandes portais que têm um volume grande de visitas e de usuários, o maior deles é o Google.

 

Hoje, o Google é responsável por 72% de todas as buscas realizadas na internet (resultado de 2015), por isso, é necessário que você entenda exatamente quais são os tipos de anúncio e como você pode aproveitar essa audiência para gerar tráfego e visitas para o seu e-commerce.

 

O Google tem a sua própria ferramenta de anúncios chamada Google Adwords. Essa ferramenta é responsável pela gestão das campanhas dos anunciantes em seu próprio site de busca ou em sites de sua rede de parceiros.

 

Dentro da ferramenta Google AdWords temos basicamente cinco tipos de campanha, onde conseguimos trabalhar com diversas configurações e formatos para exibir os anúncios, sendo elas:

 

  • Rede de Pesquisa
  • Rede de Display
  • Google Shopping
  • Vídeo
  • Campanha universal para AppsCampanhas da Rede de Pesquisa

 

No tipo de campanha Rede de Pesquisa falamos apenas de anúncios que são exibidos na pesquisa do Google, e sempre relacionando ao termo de busca que o usuário fez.

 

Então para esse tipo de campanha, precisamos criar anúncios e palavras-chave, que são os termos que farão com que o anúncio seja exibido quando alguém fizer uma busca por ele no Google.

 

Dentro desse tipo de campanha, conseguimos criar três formatos de anúncio:

 

1. Anúncio de texto

 

Anúncio composto por um Título, duas linhas descritivas, ambos com limites de caracteres, e a página do website anunciado.

Exemplo de um anúncio de texto para a busca “comprar piso”:

 

 

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2. Anúncio dinâmico da rede de pesquisa

 

Este formato de anúncio é ótimo para grandes websites, que possuem um mix muito grande de produtos, pois mesmo se um produto não estiver presente em uma campanha com palavras-chave, ele será listado.

 

Eles não utilizam palavras-chave. Para esse tipo de formato, precisamos ativar uma configuração na campanha, onde teremos anúncios gerados automaticamente de acordo com a busca feita no Google e o conteúdo do website.

 

Seguem o mesmo formato de um anúncio de texto, mas o título e a página de destino são gerados automaticamente.

 

 

Exemplo de um anúncio dinâmico:

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3. Anúncio somente para chamada

 

Este formato de anúncio é voltado para receber chamadas telefônicas dos usuários que estão procurando algo no Google, onde no formato do anúncio, no título, temos um call to action seguido pelo número de telefone.

 

 

Exemplo de um anúncio somente para chamada:

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Campanhas da Rede de Display

 

Nas campanhas da Rede de Display, configuramos anúncios gráficos que são exibidos em sites terceiros e aplicativos – em forma de banner, então conseguimos mostrar a imagem de algum produto, ou alguma promoção que erá feita.

 

 

A ideia nesse tipo de campanha é atingir sites e públicos relevantes, de acordo com o objetivo ou tema da campanha; e com os tipos de segmentação, conseguimos listar sites específicos ou sites relacionados à um tema, ou ainda impactar usuários que têm interesse em algum tema.

 

 

Temos os seguintes tipos de segmentação:

  • Tópicos: exibir anúncios em sites que abordam certo assunto
  • Interesses: impactar usuários que tenham interesse em certo assunto
  • Palavras-chave: exibir anúncios em websites que contenham um termo no contexto do site
  • Canais: exibir anúncios nos canais desejados

 

Exemplo de anúncio na Rede de Display:

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Dentro das campanhas da Rede de Display, também temos 2 configurações que são muito utilizadas, Remarketing e Google Shoppping.

 

– Remarketing

 

Com essa configuração, os anúncios serão exibidos somente para pessoas que já visitaram o site, e conseguimos criar algumas regras para atingir o público de forma assertiva.

 

A regra mais utilizada normalmente é a de carrinho abandonado, onde os anúncios só serão exibidos para usuários que adicionaram algum produto no carrinho, mas não finalizaram a compra.

 

 

– Shopping

 

Os anúncios de Shopping também são ativados por buscas, como na Rede de Pesquisa, porém apenas na parte superior da busca do Google, e na pesquisa do Google Shopping, como uma vitrine de produtos, onde temos a imagem do produto, título e preço.

 

 

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Campanhas de Vídeo

 

Os anúncios de campanha de vídeo podem ser exibidos tanto no YouTube, quanto em sites parceiros como os anúncios de Display.

 

O formato de anúncio mais utilizado nesse tipo de campanha, é o de anúncios In Stream CPV (Custo por Visualização) – os anúncios que todos vemos no YouTube com a opção “Pular”, onde só é cobrada a visualização quando o usuário assistir 30 segundos do vídeo, ou o vídeo completo, caso tenha menos de 30 segundos.

 

As segmentações para esse tipo de campanha são bem parecidas com as de Display, porém com relação aos vídeos e canais do YouTube, e normalmente performam melhor para divulgação de algum produto ou serviço que será lançado.

 

Exemplo de anúncio In Stream:

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Campanhas Universais para Apps

 

Este tipo de campanha tem como objetivo engajamento ou instalação de aplicativos, direcionando o usuário para a página para fazer download do aplicativo, ou sua página no Google Play ou App Store, e já possui um algoritmo inteligente para exibir o anúncio para usuários que têm maior chance de fazer o download ou engajar com o app.

 

 

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Essas são algumas das possibilidades de anúncios no Google Adwords. O primeiro passo é entender exatamente quais são os seus objetivos com as campanhas e escolher os melhores formatos para impactar seu público.

 

 

O Google é um mar de possibilidades e oportunidades, e o desafio é encontrar os caminhos certos para os seus objetivos.