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Sua estratégia de e-mail marketing é consistente?

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Para que seus esforços de e-mail marketing funcionem, você precisa ser consistente. Todos os dias!

 

Consistência significa que seus contatos sabem o que esperar de você, sabem quando irá mandar algo e que tipo de conteúdo irá compartilhar. Se você tem como objetivo manter seus contatos engajados e com sua empresa em mente, você precisa ser consistente.

 

Ter uma newsletter provavelmente faz parte da sua estratégia de e-mail, mas você envia conteúdo apenas de vez em quando ou quando surge alguma ideia nova? Sua lista vai esquecer de você!

 

Enviar campanhas de forma consistente significa definir um cronograma, seja mensal, semanal ou quinzenal. Manter a periodicidade é fundamental para se manter ativo na memória dos contatos da sua base. Seus contatos irão ver semana após semana, mês após mês, ano após ano, um conteúdo de alta qualidade chegando, isso cria algo fantástico chamado confiança e relevância.

 

Conteúdo relevante entregue frequentemente vai te colocar na posição de especialista, manterá você conectado e na cabeça das pessoas. Lembre-se que ninguém vai comprar de você simplesmente porque foi você quem fez. Cada ponto de contato criado com seus clientes vai ajudar as pessoas a se recordarem dos problemas que você resolve.

 

Mas você pode pensar: ‘’vou ter que criar muito conteúdo, não tenho tempo para isso!’’ Com certeza você deve ler alguns bons artigos todas as semanas, assistir bons filmes ao longo do mês, além de todas as outras experiências anteriores. Transforme isso em conteúdo, dicas, sugestões, etc. Nesse exato momento, se você pensar, vai lembrar de pelo menos algumas coisas que você adoraria compartilhar com mais pessoas, certo?

 

Até agora falei sobre conteúdo, mas o mesmo vale para ofertas e promoções. Ser consistente é única forma de resolver problemas comuns como o baixo volume de transações aos finais de semanas e horários alternativos. Respeitando o calendário, você verá um engajamento muito maior ao longo do tempo.

 

Para encerrar, um checklist simples e objetivo para você começar agora mesmo:

  1. Crie um cronograma de disparo de campanhas de e-mails. Coloque conteúdo e promocionais no mesmo calendário. Recomendo intercalar e mandar um bom conteúdo antes de uma oferta vai deixar seus contatos mais propensos a abrirem e interagirem.
  2. Criar um fluxograma que liste todas as interações que vão acionar alguma campanha. Vai mandar e-mail para todo mundo que abandonou produto, cadastrou na newsletter, navegou na página de categoria? Coloquei isso no papel para facilitar a visão macro da jornada do seu cliente e evitar encher o saco com vários e-mails.
  3. Crie templates de e-mail, isso vai poupar muito tempo. Imagine que o departamento comercial acabou de chegar com uma condição fantástica para uma linha de produtos, ter o template em mãos, pré-aprovado, vai agilizar muito. O mesmo vale para conteúdo, tenha também pelo menos um template para publicação de conteúdo.

Já escrevi uma série de conteúdos interessantes sobre marketing digital, principalmente iniciativas de CRM. Acredito tanto nos pontos que acabei de colocar, que convido você a receber semanalmente minhas dicas por e-mail. Cadastre-se em nossa newsletter, é rápido.