Home Conversão SEO para e-commerce: você está fazendo direito?

SEO para e-commerce: você está fazendo direito?

114
0
seo-para-e-commerce

Pensar na qualidade e na entregabilidade dos serviços/produtos oferecidos por uma loja é essencial; no entanto, as preocupações vão muito além disso, principalmente quando tratamos de comércio virtual.

 

Para que um e-commerce seja facilmente encontrado na internet, é essencial investir em boas estratégias de marketing digital. E se o objetivo é atrair mais usuários e ter um bom volume de buscas, uma das estratégias mais eficazes é o SEO.

 

Diante disso, preparamos um artigo para que você entenda de uma vez por todas como esta técnica deve ser colocada em prática. Acompanhe!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas da web que têm como objetivo alcançar os melhores rankings, de forma orgânica, nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc), gerando mais tráfego e autoridade para o mesmo.

Por que SEO é importante?

Estrategias_de_SEO-1 SEO para e-commerce: você está fazendo direito?

Tratando-se de um e-commerce, é importante preocupar-se em oferecer um layout harmonioso, navegação facilitada, rapidez de entrega, atendimento, etc.

 

Mas não adianta muito se concentrar somente nesses fatores, se os usuários não conseguem achar a loja, os produtos ou os serviços desejados, certo?

 

E é neste contexto que as técnicas de SEO se fazem necessárias; afinal, melhor do que chegar aos clientes, é ser encontrado por eles!

 

Se corretamente aplicadas, as técnicas de SEO geram um bom volume de buscas, aumentando o número de tráfego e, consequentemente, a taxa de leads — já que os usuários já têm uma noção do que querem encontrar quando realizam uma pesquisa nos buscadores.

 

Além disso, as técnicas de SEO também funcionam como uma das soluções caso você precise reduzir os custos com o Google Adwords (mídia paga), já que trata-se de busca orgânica (gratuita).

Plataforma adequada

Para que as técnicas de SEO possam ser colocadas em prática de maneira efetiva, é essencial contar com uma plataforma adequada para tal; isto é, uma plataforma que permita a personalização da URL, dos títulos e das descrições.

 

Contar com uma programação adequada é essencial para o processo de otimização, de forma que o cadastro dos produtos seja feito de forma profissional e sistematizada. Caso haja alguma deficiência neste processo, o volume de visitas é afetado — impactando negativamente a média das vendas.

URL clara e objetiva

Preocupar-se em criar uma URL objetiva é importante tanto para termos organização, navegação do usuário, já que o internauta saberá claramente do que se trata a página, quando para ser bem avaliado pelo robôs (crawlers) dos motores de busca.

 

URL é a parte do endereço da página que aparece em destaque. Veja abaixo:

 

Por isso, é importante otimizar a sua o máximo possível.

Títulos das páginas

Os robôs do Google valorizam as palavras que formam o título — tornando-o muito mais relevante para a otimização. O indicado é que os títulos sejam formados pelos próprios nomes dos produtos, pela categoria ou mesmo pelas palavras-chave.

 

Além disso, o uso da tag “<h1>’” é essencial e contribui muito para posicionar-se ainda melhor nos motores de busca.

Descrição de produtos e categorias

Além de fornecer informações relevantes sobre o produto, o espaço da página dedicado à descrição também é uma ótima oportunidade de utilizar as palavras-chave — facilitando o ranqueamento da página do produto nos mecanismos de busca.

 

Além disso, preocupe-se com o título das categorias. Além de facilitar a vida de um usuário, também é a palavra que aparecerá na URL — sendo valorizada pelos robôs do Google.

Conteúdo

Estrategias_de_SEO-1 SEO para e-commerce: você está fazendo direito?

Como dito acima, é importante fornecer informações relevantes aos usuários sobre os seus produtos e os seus serviços. Sendo assim, porque não apostar na produção de conteúdo?

 

O marketing de conteúdo, somado às técnicas de SEO, também é uma excelente maneira de obter um bom tráfego em seu site. Além de claro, te dar a oportunidade de se tornar referência de assunto para os clientes do seu segmento.

 

Clique aqui e saiba mais sobre marketing de conteúdo!

Link Building

Link Building é uma das técnicas ligadas ao SEO que serve para conseguir que outros sites apontem links para a seu — gerando mais tráfego e, consequentemente, melhorando a posição do seu site nos mecanismos de busca.

 

Na internet, podemos dizer que os links funcionam como votos: quanto mais você tem, mais relevância você possui — determinando diretamente o seu valor para o Google.

 

No entanto, além de preocupar-se com a quantidade, é preciso atentar-se à qualidade. Sendo assim, a responsabilidade de apontar um link é grande, já que presume-se que o conteúdo que será encontrado na página será de qualidade e relevância.

 

Mas, nessa questão, é preciso dar mais atenção ao processo inverso: é importante avaliar os domínios que apontam links para o seu site. O ideal é que eles sejam variados, para que este processo pareça o mais natural possível.

 

Por isso a quantidade e a qualidade devem andar sempre juntas.

 

O ideal, nesse caso, é disponibilizar sempre conteúdo de qualidade. Essa é a melhor maneira de adquirir links, de forma natural, por outros sites que são relevantes; além de tornar o seu site uma referência para os usuários, leitores e clientes.

Conclusão

Apesar das estratégias de SEO parecerem um serviço de sete cabeças, com a ajuda de um bom profissional você pode fazer o seu e-commerce decolar.

 

Lembramos que, durante esse processo, é comum que ocorram alguns tropeços e, por isso, é importante sempre reavaliar o modo como a estratégia está sendo feita — aperfeiçoando as técnicas sempre que possível.

 

É preciso ter um bom planejamento de palavras-chave, uma boa produção de conteúdo e claro, um acompanhamento das estratégias constante.

 

A concorrência para estar nas melhores posições dos buscadores é grande, tornando o trabalho duro e, às vezes, um pouco demorado. Mas, com dedicação e atenção frequente, será muito mais fácil atrair tráfego para o seu site e, consequentemente, mais clientes.

 

Agora que você já sabe qual importância do SEO para o e-commerce, e conhece algumas das práticas principais para melhorar o posicionamento do um negócio, acesse o nosso post e conheça 4 dicas infalíveis para aderir em seu planejamento SEO.