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Remarketing: o que é e como ele influencia na taxa de conversão do seu e-commerce

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Você, provavelmente, já deve ter sido impactado por banners de anúncios de produtos pelos quais teve interesse anteriormente, certo? Seja em alguma rede social, site ou e-mail marketing.  

 

No mundo digital, é muito comum ser impactado por esse tipo de anúncio — principalmente se você é um heavy user de sites e lojas virtuais.

 

E isso não acontece por acaso, existe uma estratégia de marketing digital que é responsável por esses anúncios: o remarketing.

O que é Remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo reimpactar usuários que já acessaram o site, normalmente com o intuito de reconquistar aqueles usuários que, por algum motivo, não concluíram a compra em seu e-commerce.

 

Essa é uma estratégia muito importante, tanto para aumentar o reconhecimento da marca, quanto para aumentar as conversões.

Como funciona?

Quando o usuário visita um e-commerce que utiliza as estratégias de remarketing, ele é marcado com um cookie (um tipo de arquivo de texto que consegue armazenar informações como dados de login e senha, páginas visitadas, endereço de IP e etc) que se mantém no seu computador por um determinado período de tempo ou até ser deletado.

 

Nesse caso, o cookie consegue saber quais sites você acessou, quais páginas de produto visitou, se adicionou algum produto no carrinho, desistiu da compra ou finalizou o pedido.

 

Por isso, posteriormente, você passa a ser impactado por uma relação de produtos semelhantes àquele que você visualizou ou comprou — seja pela rede de display, seja pela rede de pesquisa.

Por que o remarketing é importante?

Um dos principais objetivos do remarketing é aumentar a taxa de conversão, tarefa ainda bastante complexa no Brasil. No entanto, ela tem se tornado essencial em muitas estratégias de marketing digital devido ao seu alto nível de eficiência.

 

Afinal, o remarketing trata-se de uma estratégia prática e que reduz os esforços de um profissional dedicado — já que é feito automaticamente com base nos interesses dos usuários, apoiando-se nas informações captadas pelos cookies.

 

Sendo assim, é possível segmentar os anúncios de acordo com o histórico de cada usuário, aumentando seu grau de efetividade.

 

Além de aumentar a taxa de conversão, com o remarketing é possível:

  • Aumentar o tráfego do seu e-commerce;
  • Promover o reconhecimento de marca da sua loja;
  • Segmentar as estratégias para os usuários que têm potencial para se tornarem clientes;
  • Diminuir a taxa de abandono de carrinho.

Como fazer remarketing?

Percebeu como a estratégia de remarketing pode ser eficiente para o seu e-commerce? No geral, existem diversas ferramentas que você pode utilizar para colocar a sua estratégia em prática, mas vamos falar das principais: o Google Adwords e o Facebook Ads

Google Adwords

Quem trabalha com marketing digital sabe o quão completo é o Google Adwords e é claro que ele não deixaria de oferecer os anúncios de remarketing.

 

Com o Google Adwords é possível utilizar tanto a Rede de Display, quanto a Rede de Pesquisa.

Rede de Display

Nesse tipo de remarketing, você pode emitir anúncios nos sites da rede de display do Google, ou seja, naqueles sites que são parceiros e aceitam os anúncios do Google.

Rede de Pesquisa

Já o remarketing feito através da rede de pesquisa emiti um anúncio especial — relacionado ao que a pessoa pesquisou anteriormente — toda vez que o usuário retorna a sua pesquisa com uma determinada palavra-chave.

 

Ex. Pesquisei sobre um tênis de corrida hoje, coloquei no carrinho e abandonei a compra.

 

No dia seguinte, voltei a pesquisar sobre o tênis de corrida e me deparei com um anúncio “Conclua sua compra! Seu tênis de corrida está esperando por você!”

Facebook Ads

O modo de trabalho desta ferramenta é semelhante à rede de display, mas, nesse caso, os anúncios aparecem no próprio feed do Facebook e claro, nos aplicativos parceiros, como Messenger (mensagens) e Instagram (stories ou fotos patrocinadas).

 

Nesse caso, o remarketing é feito pelo próprio Facebook Ads, podendo ser através de lista ou pixels.

Conclusão

O remarketing é uma estratégia que tem se tornado muito popular no marketing digital, pois traz resultados de maneira mais prática — principalmente se comparado às outras estratégias de mídia.

 

Existem outras ferramentas além das que foram apresentadas aqui, mas para saber qual delas é a mais adequada para a sua estratégia, é preciso fazer algumas análises e testes.

 

Agora que você sabe como funciona uma estratégia de remarketing, é hora de colocar a mão na massa! E caso surjam dúvidas, é só deixar pra gente nos comentários! Teremos o prazer de te responder 😉