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Por que o seu supermercado ainda não está online?

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Até pouco tempo atrás, fazer compras com apenas alguns cliques e recebê-las na porta de casa (ou até mesmo buscá-las em um determinado ponto de retirada) era coisa de outro mundo — e se não fosse, era algo extremamente caro.

 

A união do online com o offline tem se tornado cada vez mais comum dentro do setor de Autosserviço Alimentar, que inclui varejo, atacado e atacarejo.

 

Os supermercados online são prova disso; afinal, com eles é possível economizar muito mais tempo do que se a compra fosse realizada em uma loja física.

 

Hoje em dia, existem duas modalidades de supermercados online: os delivery e os de retirada.

Os supermercados delivery contam com compra e pagamento no site e entrega direta em casa.

 

Enquanto os de retirada (ou drive thru, como também são conhecidos), combinam a compra e o pagamento pela loja online e a coleta dos produtos é feita no ponto de retirada mais próximo.

De acordo com as pesquisas…

Na 40ª edição da Pesquisa RANKING ABRAS/SuperHiper foi divulgado a variação da taxa de crescimento dos 20 maiores supermercadistas de 2016.

 

Dentre eles, 10 estão presentes no online; sendo que 03 possuem plataforma VTEX, 03 possuem plataforma própria e os outros 04 possuem diferentes soluções de mercado.

 

Apesar de apenas 6% das 500 maiores redes de supermercados do país estarem presente no online, 50% dos supermercados que mais cresceram tiveram o apoio do e-commerce para complementar o faturamento total da empresa.

Cases de sucesso

Tenda Drive, o projeto omnichannel que cresceu 71% em apenas 4 meses

Unir o mundo online e off-line foi o que fez o Tenda Drive, projeto omnichannel da rede Tenda Atacado, crescer mais de 71% em apenas quatro meses. O segredo? Um modelo de negócio inovador e o investimento nos serviços de marketing digital.

 

O Tenda Drive funciona no estilo drive-thru, que combina a compra e o pagamento pela loja online e a coleta dos produtos é feita em um ponto de retirada mais próximo.

 

A ideia do projeto era adequar o site para o público alvo da rede, torná-lo mais atrativo e rápido no processo de compra e claro, melhorar sua usabilidade.

 

A melhoria da performance do site foi resultado de uma série de serviços realizados pela CoreBiz, entre eles: campanhas de mídia, SEO, e-mail marketing, aperfeiçoamento no relacionamento com o cliente, criação de novas peças e de novas funcionalidades para o e-commerce da rede.

 

O foco do serviço é o cliente final, que realiza suas compras semanal ou mensalmente, e também as pequenas empresas, como escolas, escritórios, consultórios, restaurantes e lanchonetes.

 

Investir nos serviços de marketing digital trouxe aumento no ticket médio das compras, aumento dos acessos e 71% de crescimento no faturamento da empresa — isso tudo em apenas quatro meses.

 

Atualmente, o Tenda Drive possui cinco pontos de retirada e a meta é chegar a 15 até o final do ano. A rede conta com mais de sete mil clientes cadastrados e, embora a maioria venha como pessoa física, o maior faturamento vem dos clientes pessoa jurídica.

 

Mambo Delivery e a facilidade das compras feitas a qualquer hora e em qualquer lugar

Outra rede que decidiu apostar no online para complementar o faturamento total da empresa foi a Supermercados Mambo.

 

O Mambo Delivery é o e-commerce da rede e atende aos consumidores através de dois canais: o site e o aplicativo para smartphone.

 

Sempre de olho nas necessidades de seus clientes, o modelo de negócios do Mambo foi criado para levar mais comodidade e praticidade aos seus consumidores.

 

O e-commerce opera através da plataforma da VTEX e foi projetado para entregar todos os tipos de alimentos de forma rápida, prática e segura.

 

O modelo operacional do Mambo Delivery conta com integração do site com as lojas físicas — facilitando a distribuição e sua estrutura logística.

 

Todos os produtos são previamente selecionados e separados de acordo com seus respectivos departamentos.

Soluções Tecnologicas

Consinco e-commerce, a plataforma para supermercados online

O Consinco e-commerce é uma plataforma feita especialmente para tornar os supermercados multicanais. O diferencial do  consinco e-commerce é ser feita por uma empresa que conhece do mercado físico e o integra ao mundo eletrônico.

 

A plataforma conta com um conjunto de sistemas 100% integrados ao Consinco ERP e é desenhada especialmente para o varejo e atacado alimentar.

 

O sistema comanda a gestão da compra online, desde a recepção do pedido, passando pela administração dos estoques, separação e conferência dos produtos, até a retirada pelo cliente.

 

Segundo os rankings mais recentes da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), a Consinco está presente em 35% dos maiores varejistas e em 30% dos maiores atacadistas do país.

 

VTEX, a plataforma de e-commerce que mais cresce no Brasil e no mundo

A VTEX é uma plataforma de e-commerce pioneira em SaaS (Software as a Service) que, em outras palavras, significa que a empresa é responsável por toda a estrutura tecnológica que os lojistas precisam para cadastrar produtos, integrar meios de pagamentos, ERPs e serviços correlatos.

 

Hoje em dia, mais de 1.500 empresas, distribuídas entre 16 países, utilizam a plataforma da VTEX. A empresa é a responsável por diversas lojas que se tornaram grandes cases pela plataforma, tais como: O Boticário, Sem Parar, Walmart, Telhanorte, Sony e muitas outras.

 

Por ser responsável pela infraestrutura dos e-commerces, a plataforma está sempre em constante mudança e possui estrutura robusta e estável mesmo durante grandes picos de acesso.

 

Conclusão

As vantagens de apostar em um negócio online já são concretas. Porém, é preciso estar preparado e contar com parceiros estratégicos para que o seu negócio funcione com muito mais eficácia.

 

O e-commerce deixou de ser apenas um mero diferencial e passou a ser um canal de extrema importância para o faturamento das empresas. Você está preparado para esse novo mundo?

 

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