Qual a melhor plataforma de e-commerce?

Essa é uma das perguntas que mais ouço todos os dias, e a minha resposta é sempre: depende.

 

Na minha opinião é muito difícil garantir que a plataforma X é melhor do que a plataforma Y, ou que o modelo de negócio da plataforma X (OpenSource) é melhor do que o modelo de negócio da plataforma Y (Saas).

 

Para mim os requisitos para avaliar uma plataforma partem sempre do seu Plano de Negócio e das particularidades da sua operação.

 

A escolha da plataforma precisa atender as expectativas do negócio a médio e longo prazo. Soluções que atendam seu negócio a curto prazo são péssimas opções quando consideramos custo e benefício.

 

Existem alguns critérios que são importantes e te ajudam muito a avaliar qual plataforma se adequa ao seu negócio, são eles:

Suporte

Quais são os canais que a plataforma disponibiliza para o suporte técnico? Esses canais vão ser suficientes para o dia a dia do negócio? Qual o tempo de resposta de cada chamado ou correção técnica?

Flexibilidade

Quais são as camadas que podem ser alteradas na plataforma? Você pode mudar a estrutura de HTML e CSS ou pode apenas efetuar customizações em um layout pré definido?

 

O modelo de negócio da plataforma permite que agências executem todo o trabalho de customização da plataforma ou você terá sempre que contar com a equipe técnica da plataforma para ter suas demandas atendidas?

Funcionalidades

Quais são as funcionalidades disponíveis nessa plataforma? Existe alguma otimização que permitirá que sua loja tenha um melhor resultado em conversão?

 

Existe alguma funcionalidade essencial para o seu modelo de negócio? Essa funcionalidade essencial pro seu negócio é nativa da plataforma ou terá que ser customizada no decorrer do projeto?

Pagamento

A plataforma possui gateway próprio para pagamento? Caso não tenha, ela integra bem com o gateway de pagamento de sua preferência?

SLA Hosting e Liberação de Ambiente

Qual a infraestrutura disponível para o seu e-commerce? Qual o SLA do hosting? As lojas clientes dessa plataforma possuem um bom tempo de carregamento de suas lojas?

 

Qual foi o resultado das lojas clientes dessa plataforma, nas épocas do ano com maior volume de vendas? Qual o prazo de liberação do ambiente da plataforma?

Customização da Plataforma

Após a liberação do ambiente, qual o prazo médio dos projetos de implantação dessa plataforma? Caso a plataforma utilize o modelo de agência parceiras para implantação, qual o prazo médio de implantação dessas agências?

Custo com Setup

Qual o modelo comercial da plataforma? Ela possui algum custo de setup? Quais as condições de pagamento?

Mensalidade

Qual será o seu custo fixo com mensalidade? Caso tenha inicialmente um baixo número de vendas, qual o valor mínimo da mensalidade?

Implantação do Layout

Caso a plataforma utilize o modelo de agências parceiras para implantação do e-commerce, qual o custo médio com a implantação do layout?

 

Após todas essas perguntas serem respondidas, você precisa definir a prioridade de cada um desses critérios e avaliar se o mau resultado de alguns desses critérios podem impactar o sucesso de seu negócio. A partir desse estudo você pode dizer qual plataforma é melhor para o seu negócio.

 

Todas essas questões serão facilmente respondidas pela equipe comercial das plataformas, mas para ter um feedback mais rico em informações, dedique um tempo para entrar em contato com os principais clientes de cada plataforma que você está comparando, para entender qual foi realmente a experiência na implantação e principalmente como é o dia a dia.

 

 

2017-06-05T20:46:25+00:00 By |Omnichannel|

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