Qual a melhor plataforma de e-commerce para o segmento alimentício?

Hoje em dia tudo o que as pessoas procuram é praticidade. E, por isso, cada vez mais se fala em comércio eletrônico — afinal, poder comprar em qualquer lugar, a qualquer hora, com apenas um clique é um hábito que vem conquistando muita gente.

 

Uma realidade atual do comércio eletrônico são os supermercados online. Um serviço cada vez mais comum no ramo do autosserviço alimentar, que engloba varejo, atacado e atacarejo. Além de ser muito eficiente, principalmente quando o assunto é a economia do seu tempo.

 

Quando se fala em supermercado online, podemos encontrar dois perfis de serviço.

 

Delivery: onde tanto a compra, quando o pagamento são realizados no próprio site ou aplicativo, e a entrega ocorre no endereço cadastrado na conta do cliente.

 

Retirada ou Drive-thru: que combina o mercado online com o mercado offline. Ou seja, a compra é realizada no site e a pessoa recolhe no ponto de retirada mais perto.

 

Transformar o seu supermercado em e-commerce pode te ajudar (e muito!) no faturamento da sua empresa.

 

Você, provavelmente, deve estar se perguntando como implementar um serviço desses, não é mesmo? Para te ajudar, separamos algumas dicas e informações cruciais sobre plataformas de e-commerce para te ajudar a fazer a melhor escolha. Se liga só!

 

Como escolher uma plataforma de e-commerce para o ramo do autosserviço alimentar?

 

 

Independente do ramo, uma loja online precisa ter uma boa base para funcionar, não é?

 

Em questões de escolha, não existe uma verdade absoluta. Por isso, é muito difícil assegurar que uma determinada plataforma seja melhor que outra. Na hora de escolher a sua, leve em consideração o plano de negócio da sua empresa e todas as peculiaridades da sua operação.

 

Plataforma: Open Source X SaaS

 

Antes de falarmos sobre o que você precisa levar em consideração na hora de escolher a plataforma, é preciso entender um pouco mais sobre como elas funcionam — pra não acabar escolhendo uma que não funcionará para o seu negócio.

 

As plataformas Open Source (código aberto) permitem um controle absoluto do roadmap, é como ter livre acesso ao código da ferramenta e poder modificar ao seu critério — elevando muito o grau de personalização das aplicações das bases já construídas.

 

Todavia, para que essa liberdade flua, é necessário possuir recursos de desenvolvimento interno,  investindo em implementação, integrações e customizações.

 

Já o modelo de plataforma SaaS (Software as a Service), inclui a hospedagem do e-commerce — além de ser o provedor responsável pelas atualizações do sistema. A plataforma SaaS é o melhor modelo para ingressar no e-commerce com velocidade e baixo investimento.

 

O que levar em consideração?

 

Como mencionamos anteriormente, é preciso considerar as  particularidades do seu negócio para escolher a plataforma de e-commerce certa. Existem alguns parâmetros que podem te ajudar a avaliar qual a melhor plataforma para o seu e-commerce, são eles:

 

Atualizações e Customização da plataforma

 

Como o mercado está sempre mudando, é essencial que a sua plataforma de e-commerce permita atualizações. Ou seja, é preciso que a plataforma sempre se adeque ao processo do seu negócio. Avalie também qual o prazo médio dos projetos de implantação.

 

Suporte

 

É preciso que a plataforma disponibilize canais de suporte técnico; afinal, eles vão fazer toda a diferença no cotidiano do seu negócio. Considere também o tempo de resposta de cada chamado para problemas técnicos.

 

Flexibilidade e Funcionalidades

 

Quanto a flexibilidade, avalie se dentro da plataforma é possível alterar e mudar a estrutura do HTML e do CSS. Procure saber também quais as camadas podem ser alteradas no funcionamento da plataforma.

 

Outro fator muito importante é quanto as suas funcionalidades. Avalie as funcionalidades disponíveis como otimizações, gateways de pagamento, etc.

 

Custos

 

Quando falamos de qualquer tipo de processo, é preciso avaliar e analisar os custos. No caso da contratação de uma plataforma de e-commerce, é preciso avaliar qual o custo fixo da mensalidade, o custo do SETUP, o custo de implantação com ou sem layout, etc.

 

Infraestrutura

 

Quanto a infraestrutura, avalie qual o SLA do hosting, o tempo de carregamento de suas lojas e também o  prazo de liberação de ambiente.

 

Plataformas do mercado

 

plataformas de e-commerce para supermercado online

 

Consinco, a plataforma ideal para supermercados online

 

Feita especialmente para tornar os supermercados multicanais, a plataforma integra os mercados físicos ao mundo eletrônico. A plataforma Consinco E-commerce foi desenhada especialmente para o varejo e atacado alimentar.

 

O sistema da plataforma funciona como uma gestão da compra online. Cuidando desde a entrada do pedido, administração dos estoques, como separação e conferência de produtos, até a retirada do cliente.

 

Vale ressaltar que a Consinco está presente em 35% dos maiores varejistas e em 30% dos maiores atacadistas do país.

 

VTEX, plataforma multinacional brasileira com foco em cloud commerce

 

Pioneira em SaaS, a VTEX é uma plataforma de e-commerce responsável por toda estrutura tecnológica dos e-commerces, como cadastrar produtos, integrar os meios de pagamento, ERPs e outros serviços relacionados a infraestrutura dos e-commerces.

 

Considerações Finais

 

Hoje em dia, o e-commerce deixou de ser apenas diferencial e tornou-se de extrema importância para o faturamento e reconhecimento da sua empresa.

 

Apesar de ser uma tarefa que vai demandar muito trabalho e planejamento, apostar na migração do seu supermercado para o online é uma vantagem já fundamentada.

 

E para dar andamento nesse processo, é preciso estar preparado para definir o plano de negócio do seu e-commerce. Analisar todos os critérios e como eles irão impactar no andamento do seu negócio.

 

Gostou? Quer fazer a migração do seu e-commerce para alguma das plataformas que mencionamos? Nos envie um e-mail que teremos o prazer de te responder!

 

2017-08-18T11:39:50+00:00 By |Omnichannel|

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário