Implantação de e-commerce: tudo que você precisa saber

Já pensou em transformar o seu negócio em e-commerce? Expandir o seu negócio para o online é criar um novo canal de vendas que viabiliza a venda em locais que antes não eram explorados.

 

Além de que, o custo de implantação é muito menor do que se você expandisse a sua loja física para atingir o mesmo número de pessoas.

 

Apesar de ser trabalhoso, implantar um e-commerce traz inúmeras vantagens para seu negócio.

 

Veja como funciona a implantação de um e-commerce!

Planejamento

O planejamento é essencial para o sucesso do seu negócio e, por isso, todo plano de negócio começa com muita pesquisa. Nessa etapa, é muito importante fazer o planejamento de todas as etapas necessárias para a implementação e operação do seu e-commerce.

 

O planejamento engloba fatores como:

 

  • Análise do cenário negocial;
  • Escolha da plataforma;
  • Integração de sistemas e pagamento;
  • Estratégia de marketing digital.

Escolhendo a melhor plataforma para o seu e-commerce

escolhendo a plataforma de e-commerce

 

Depois de todo planejamento e pesquisa, é hora de escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio.

 

A plataforma é o sistema responsável pelo gerenciamento de diversas questões operacionais, como: controle de pagamento, estoque, entregas e funções avançadas de marketing digital.

 

Existem dois modelos de plataforma que você pode escolher:

 

  • Open Source: que exigirá uma equipe qualificada de programadores para personalizar a plataforma ao seu negócio;
  • SaaS: nesse caso, a plataforma de e-commerce conta com um programa de parcerias, que te auxilia na parte técnica e comercial da implementação — uma grande vantagem na hora de criar um plano de vendas para a sua loja.

 

Integração

Outro processo importante para a implementação do seu e-commerce é a integração de sistemas, como as operadoras de créditos, correios, redes sociais e transportadoras.

 

Considere que quanto mais formas de pagamentos forem oferecidas, maiores serão as chances da compra ser finalizada.

 

Outro fator importante na implementação, é quanto a logística e forma de entrega; é preciso determinar se será feita por transportadoras ou por meio dos Correios.

 

Testes, layout e divulgação

Um ponto muito importante na implantação de um e-commerce é quanto ao ambiente de testes; é preciso considerar a experiência do usuário durante a compra. Por isso, escolher um layout compatível com a sua plataforma é essencial para o funcionamento do seu e-commerce.

 

Depois de todos os processos de implementação, é preciso divulgar o seu negócio; e é aí que entra as boas estratégias de marketing digital — que te ajudarão a  aumentar o tráfego do seu site e claro, o seu faturamento.

 

Ficou com alguma dúvida sobre implantação de e-commerce? Deixe-a nos comentários que teremos o prazer em te responder!

 

2017-09-05T16:19:47+00:00 By |Omnichannel|

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