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O que é marketing digital?

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Com o advento da internet, nossa vida foi mudada completamente. O cotidiano social foi alterado em diversas vertentes, seja nas distâncias, nas relações, nos processos de compra, etc.

 

Se focarmos mais especificamente em compras, é possível concluir que a internet trouxe a possibilidade de realizar compras no conforto da sua casa, além de facilitar o processo de comparação de preços, produtos e marcas.

 

Mas existem estudos e ferramentas por trás de todos esses processos que podem ser resumidos a duas palavras: Marketing Digital!

 

Mas, afinal de contas, o que é Marketing Digital?

 

Marketing Digital é um conjunto de ações e técnicas que têm como objetivo proporcionar mais visibilidade a uma marca, estreitar a relação entre uma loja e seu cliente e, por fim, promover uma boa experiência de compra no meio digital.

 

O assunto tem se tornado mais recorrente a medida que as pessoas têm utilizado os dispositivos digitais conectados à internet.

 

A popularização dos smartphones é outro fator que dá impulso ao marketing digital, já que agora o poder de compra está ao alcance das mãos.

 

Além disso, é por conta do marketing digital que hoje o consumidor possui um papel mais ativo nas estratégias das empresas que visam gerar mais visibilidade para sua marca.

 

Isso é possível porque o marketing digital tem um poder de mensuração completo e abrangente, seja qual for o seu segmento e objetivo, como, por exemplo, gerar tráfego, atrair leads, provocar uma recompra, etc.

 

Tudo depende de como uma empresa utiliza as tecnologias disponíveis no mercado. Se for usada de maneira correta e inteligente, é possível que uma loja  obtenha um feedback rápido, ágil e significativo dos seus clientes.

 

O passo seguinte é mensurar os resultados e ver o que de fato deve ser mantido nas estratégias de marketing e quais pontos devem ser alterados.

 

Diversas técnicas fazem parte do Marketing Digital, mas neste post vamos focar em três:

 

  • Redes sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing.

 

Redes Sociais

 

redes sociais

 

Além disso, as redes sociais são potenciais meios de comunicação entre empresa e consumidor.

 

Os objetivos para quem aposta nas redes sociais não consistem apenas em promover as vendas, mas também em divulgar e consolidar a marca — além de apresentar os propósitos da sua empresa e disseminar conteúdo sobre seu segmento.

 

No entanto, é importante é ressaltar que há diversas redes sociais e que cada uma delas apresentam propósito e objetivo diferentes. Ou seja, é importante definir qual ou quais redes sociais serão utilizadas para então montar a sua estratégia de marketing para as mídias.

 

Além de criar anúncios, as redes sociais permitem que você divulgue conteúdos em diversos formatos. Conduzir o cliente para o blog, por exemplo, é uma prática comum. Além disso, também é interessante apostar em vídeos e transmissões ao vivo.

 

Atenção: definir a periodicidade é fundamental. Ao criar uma rotina de publicação, você cria uma comunicação consistente entre você e seu cliente, feito isso, você manterá os seus contatos engajados.

 

Por fim, a rede social é um canal onde é possível ter uma troca de informação rápida e efetiva. É nesse espaço que o seu cliente ganha poder de voz, aproximando ainda mais comprador e empresa, além de ser mais uma oportunidade de mensuração.

 

Marketing de conteúdo

 

marketing de conteúdo

 

Marketing de conteúdo é toda informação criada sobre os produtos do seu segmento com objetivo de educar e entreter seus futuros compradores. Além disso, é importante para sanar as questões dos seus clientes, bem como criar uma relação de confiança.

 

Atualmente, é uma das técnicas mais essenciais e propícias do marketing digital. É comum que as pessoas façam pesquisas e colham informações a respeito do produto que pretendem adquirir.

 

Outro agente importante que integra essa técnica são as ferramentas de SEO. Trata-se de uma opção para otimizar seu site e posicioná-lo bem nos mecanismos de busca.

 

Você pode optar por blogs e vídeos para disseminar seu conteúdo e atrair novos clientes, mas é importante aprofundar o assunto para atender as demandas dos seus consumidores. Para tal, é aconselhável que se faça e-books.

 

E-mail marketing

 

e-mail marketing

 

É mais uma opção a ser utilizada para estreitar a relação entre marca e usuário. É possível segmentar os seus e-mails de diversas maneiras, acompanhe abaixo:

 

  • Enviar promoções;
  • Divulgar sua marca e seus conteúdos;
  • Promover fidelidade;
  • Encorajar um Lead a realizar sua primeira compra;
  • Provocar a recompra daqueles que já são considerados clientes.

 

Nesse caso, também é preciso preocupar-se com a periodicidade e a consistência. A partir do momento que o seu cliente já sabe o que esperar de você e quando receberá seu conteúdo, é sinal de que você conseguiu consolidar uma boa relação com os seus contatos.

 

Além disso, o e-mail marketing é considerado barato se comparado com outras técnicas de marketing digital e também consegue estabelecer rapidamente um processo de comunicação, possibilitando fazer mensurações de forma rápida e ágil.

 

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