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Marketing de Conteúdo: por que apostar nessa estratégia?

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Diversas são as vertentes do marketing digital. No todo, engloba todas as ferramentas e estratégias a fim de aprimorar a jornada de compra e venda, bem como desenvolver um bom relacionamento entre a marca e cliente.

 

O marketing digital concentra-se em entender quais são as necessidades dos seus compradores. Vai muito além de criar campanhas e impô-las aos possíveis clientes.

 

Busca respaldo nas demandas que cada usuário apresenta, preocupando-se não somente em vender, mas em suprir de fato as suas insuficiências.

 

Variadas ferramentas compõem o marketing digital. Hoje vamos falar especificamente sobre o marketing de conteúdo e explicar quais são os resultados possíveis de alcançar utilizando essa técnica, de forma que você compreenda porque é importante apostar nessa alternativa.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é toda informação de relevância e qualidade emitida por uma empresa para suprir as necessidades e responder as dúvidas dos seus clientes.

 

Seu objetivo é informar, educar e entreter a sua clientela, além de desenvolver uma boa relação com os seus compradores, de forma que a marca se torne referência no segmento de mercado que atua.

Vantagens do marketing de conteúdo

1. Aquisição de tráfego

As estratégias que compõem o marketing de conteúdo são eficientes para desenvolver um bom relacionamento entre empresa e cliente. No entanto, se o objetivo é aumentar seu tráfego, é aconselhável apostar também no marketing de conteúdo.

 

Se você já faz parte do mundo do marketing digital, ou possui um negócio online, já deve saber que adquirir novos clientes é mais caro do que manter a base que você já tem.

 

marketing_digital Marketing de Conteúdo: por que apostar nessa estratégia?

 

A boa notícia é que o marketing de conteúdo é uma boa opção para atrair novos usuários sem a necessidade de realizar muitos gastos com campanhas.

 

Neste caso, quando o usuário já sabe o que precisa, ele realiza uma pesquisa e procura informações acerca do produto que pretende comprar.

 

Se você conseguir promover conteúdo de qualidade e estar bem rankeado na SERP, sua marca aparecerá como referência para esse usuário. E a consequência é que, automaticamente, você se torna uma opção para esse comprador.

2. Alimentar sua base de leads

A sua base de leads é composta pelas pessoas que já têm interesse na sua marca. O próximo passo é fazer com que essas pessoas avancem no funil, de forma que elas sintam a necessidade de possuir algum produto do seu segmento e optem finalmente pela compra.

 

marketing_digital Marketing de Conteúdo: por que apostar nessa estratégia?

Mas onde o marketing de conteúdo entra nessa história?

 

Ao criar conteúdo relevante, o ideal é que você não fale somente sobre o seu produto, mas explique como ele pode ser eficiente e levar benefício ao usuário.

 

Por exemplo, se o seu segmento for vestuário voltado para artigos esportivos, produza conteúdos explicando quais são os benefícios da corrida, ou a importância de praticar exercícios físicos regularmente.

 

É nesse momento que o cliente passa a compreender quais são as vantagens oferecidas pelo produto e a partir de então enxerga a necessidade de realizar a compra.

3. Interatividade entre cliente e empresa

É importante lembrar que criar conteúdo relevante e de qualidade não é suficiente para desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes. É preciso preocupar-se em criar um canal de comunicação no qual a troca de informação seja uma via de mão dupla.

 

marketing_digital Marketing de Conteúdo: por que apostar nessa estratégia?

 

Isto é, é importante mostrar para o seu cliente que o objetivo não é enchê-lo de informação visando apenas a venda. É preciso evidenciar que existe a preocupação em suprir, de fato, as suas necessidades.

 

Mas, como é possível suprir as necessidades e responder as perguntas dos seus clientes, se você não sabe quais são? Para descobri-las e respondê-las de forma eficiente, é importante e essencial apostar na interatividade.

 

Por exemplo, se você aposta em newsletter, providencie um e-mail alternativo que o cliente possa utilizar para enviar o feedback. Dessa forma, a relação entre loja e cliente se torna mais estreita, além de ser mais uma forma de mensurar o resultado das informações que você está emitindo.

 

Outra opção é apostar nas redes sociais. Procure responder os comentários feitos pelos usuários, assim ele vai perceber que a empresa possui o real interesse em ser solícito e eficiente para os seus clientes.

 

Feito isso, a sua loja fica no imaginário dos seus clientes como sinônimo de referência, de forma que ela se tornará a primeira opção de escolha do usuário quando ele precisar de algum produto do seu segmento.

4. Aumentar a visibilidade da sua marca na internet

Criar conteúdo de qualidade é essencial e tem se tornado uma ferramenta comumente utilizada pelas marcas. No entanto, de nada adianta confeccionar conteúdo relevante e não impulsioná-lo.

 

Uma forma de fazer com que as suas informações sejam lidas é apostar na técnicas de SEO.

 

marketing_digital Marketing de Conteúdo: por que apostar nessa estratégia?

 

É imprescindível trabalhar com palavras-chave para estar bem rankeado nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

 

Contudo, concentre-se em manter a relevância e a qualidade nas suas informações.

 

É preciso entender que, neste caso, uma coisa está ligada a outra: não é proveitoso criar um conteúdo relevante e não usar técnicas para fazer com que ele fique bem rankeado nos mecanismos de pesquisa.

 

Por outro lado, preocupar-se somente em emendar palavras-chave, sem ter a preocupação com as informações que a mensagem está passando, coloca a credibilidade da sua marca em jogo.

 

Unindo os dois pontos, você não só consegue manter uma boa relação com os seus clientes, mas também aumenta a sua aquisição de tráfego.

 

Gostou? Quer saber mais sobre como o marketing de conteúdo pode ajudar na sua estratégia? Então confira o nosso post conteúdo para SEO: três práticas que você não pode deixar de lado e conheça mais sobre como eles fazem a diferença na sua estratégia.