Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Conteúdo

Você sabia que cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia de Marketing Digital?

 

Mas, afinal, o que é o Marketing de Conteúdo?

 

Para responder essa e outras perguntas, preparamos um post sobre como funciona uma estratégia de Marketing de Conteúdo e porque ela é tão importante para o crescimento do seu negócio.

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

Podemos dizer que Marketing de Conteúdo é todo conteúdo de qualidade feito para atrair, envolver, engajar e educar seus atuais e futuros clientes. Dessa forma, você pode auxiliar em todo o processo de compra e ainda pode acabar gerando mais visibilidade para sua marca — uma vez que ela se tornará referência em determinado assunto.

 

Por que?

 

Um dos grandes motivos pelas quais o Marketing de Conteúdo está se tornando tão crucial para os negócios, é que a publicidade tradicional sozinha já não é mais suficiente. Aliado a isso, claro, também há o fato de que, hoje em dia, quase todas as empresas estão presentes na internet.

 

O Marketing de Conteúdo entra nesse cenário como uma das principais estratégias para assegurar o sucesso do seu negócio no meio online. Além de claro, ser a ferramenta ideal para aumentar o engajamento da sua marca.

 

Como?

 

O Marketing de Conteúdo não se trata apenas do que a sua empresa faz, mas sim do que seus clientes precisam. Um conteúdo só é relevante se for útil parar a pessoa que o procua, no momento que ela mais precisa.

 

Como qualquer negócio, é preciso muito planejamento e claro, uma estratégia bem arquitetada. É preciso pensar sobre o que escrever, quando e onde prover esse conteúdo e, principalmente, para quem você está escrevendo o material e qual resultado pretende alcançar com ele.

 

Estratégia de conteúdo

 

Antes de colocar a mão na massa e começar a produzir conteúdo, é preciso estabelecer a sua estratégia de conteúdo; afinal, ela será o segredo para que seu objetivo seja alcançado.

 

Mas, afinal, você sabe como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

 

Para facilitar todo o processo vamos dividir a estratégia em 3 etapas:

 

  • Planejamento;
  • Execução;
  • Mensuração.

    1. Planejamento

 

planejamento

 

Pense no planejamento como tudo aquilo que vem antes da execução em si. Ou seja, antes de criar blog posts ou sair produzindo materiais ricos, é preciso definir o seu objetivo e analisar alguns dados e métricas que te ajudarão a determinar exatamente o que precisa ser produzido.

 

Também é no planejamento que é estabelecido o cronograma das ações, quem serão os responsáveis por cada tarefa, as datas de entrega, etc. Outro ponto extremamente importante dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a documentação.

 

Uma estratégia bem documentada, além de manter toda a equipe alinhada do processo, evita um número maior de erros durante o processo; afinal, você terá acesso de tudo que dá certo ou não.

 

1.1 Definição de objetivos

 

Um dos passos mais importantes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a definição dos objetivos. Afinal, é preciso ter objetivos claros para que sua estratégia não seja em vão e traga benefícios reais para a sua empresa.

 

Se a sua estratégia de Marketing de Conteúdo não tem objetivos traçados, é muito mais difícil saber quais as métricas devem ser acompanhadas e quais ações devem ser tomadas — por isso, sempre documente tudo.

 

Por isso, se você ainda não tem o objetivo da sua estratégia traçado, pode conferir alguns dos mais comuns logo abaixo:

 

  • Engajamento com a marca: aumentar a interação do público com a sua marca ou empresa;
  • Gerar brand awareness: melhorar o reconhecimento da sua marca e/ou produto;
  • Gerar Leads: obter dados de possíveis clientes e qualificá-los através de conteúdo relevante;
  • Educar o mercado: educar o seu público-alvo que, muitas vezes, não entende do seu mercado ou, até mesmo, dos produtos que você oferece;
  • Vendas: guiar os leads durante o processo de compras e claro, prepará-los para a tomada de decisão.

 

1.2 Definição de KPIs

 

Depois de definir o objetivo, é preciso definir os KPIs da sua estratégia.

 

Você sabe o que é KPI?

 

KPI significa Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance.

 

Os KPIs são as métricas mais relevantes da sua estratégia e são elas que deverão ser acompanhadas para determinar seu sucesso ou não.

 

É preciso escolher bons KPIs e, para isso, é preciso levar em conta algumas características:

 

Ser importante: possuir impacto positivo no alcance do objetivo;

 

Fácil de entender: um índice extremamente complicado será difícil de ser compartilhado de maneira clara com toda equipe;

 

Facilmente mensurável: para que o índice seja inserido em um contexto e associado a um objetivo, é necessário que ele seja mensurado de maneira simples;

 

Ação positiva: levar uma ação positiva é um dos pontos mais importantes. Basicamente, trata-se de pegar as informações relevantes para escolher um caminho.

 

Por isso, se depois de analisar os KPIs da sua estratégia você não teve bons insights para atingir o seu objetivo, é preciso rever os KPIs e determinar novos.

 

1.3 Definir Persona

 

personas

 

Definir a persona é uma etapa fundamental dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal, com essa definição, você fica livre para transmitir mensagens mais personalizadas.

 

A melhor maneira de criar bom conteúdo é entender para quem você está escrevendo e, para isso, apostar na criação de buyer personas pode ser uma boa ideia.

 

Basicamente, uma buyer persona é um personagem fictício criado para te ajudar a entender melhor o que seu cliente realmente precisa. Para construir as suas personas, existem algumas técnicas comuns, tais como: realizar entrevistas com clientes, pesquisas de mercado, pesquisas online, etc.

 

2. Execução

 

Depois de todo o planejamento, finalmente chega a hora de colocar a mão na massa.

 

Primeiro passo: criação de conteúdo, que envolve a produção de imagens, textos, blog posts e materiais ricos como e-books.

 

A produção de conteúdo é muito importante para atração de novos consumidores; afinal, eles serão responsáveis por posicionar a sua marca nos mecanismos de busca e também ajudarão no relacionamento com os seus potenciais clientes.

 

Segundo passo: distribuição dos conteúdos criados.

 

Nessa etapa, é muito importante pensar nos melhores canais para a distribuição e em como tudo o que foi produzido vai alcançar o público desejado.

 

Os melhores e mais indicados canais para distribuição são: blogs, redes sociais e disparos de e-mail marketing.

 

E depois disso, vem a mensuração.

 

3. Mensuração

 

Medir os resultados é uma etapa muito importante da sua estratégia; afinal, sem a mensuração ela nunca terá validade. É preciso descobrir o que funciona e o que não funciona. Fique de olho nas métricas, frequência e no ROI.

 

Considerações finais

 

Essencialmente, o marketing de conteúdo é uma estratégia com ótimo custo-benefício, pois funciona nas bases de construção e emissão de mensagens que fortalecem a sua marca ou empresa.

 

Além de ser um canal para abrir o diálogo com seu público-alvo, fortalecendo o relacionamento, intensificando seu negócio.

 

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2017-08-24T14:04:39+00:00 By |Fidelização|

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