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E-mail marketing: tudo que você precisa saber

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Durante muito tempo, o e-mail marketing foi visto como uma estratégia falida e ultrapassada.

No entanto, os dados provam o contrário: segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos utilizam e-mail como um canal de comunicação.

 

Sendo assim, já que trata-se de um meio tão utilizado, porque não investir em uma boa estratégia de marketing para o e-mail?

 

O objetivo deste artigo é te explicar todas as funcionalidades do e-mail marketing, além de provar como ele pode ser interessante para alavancar o seu negócio! Confira!

O que é e-mail marketing?

O E-mail Marketing pode ser definido como um meio de comunicação entre uma empresa e seus clientes — tornando o relacionamento entre ambos mais próximo e humanizado.

 

Antigamente, os e-mails eram considerados uma das formas mais intrusas de comunicação e claro, sinônimo de spam; afinal, o conteúdo não era interessante para quem os recebia e sempre acabava parando na lixeira.

 

Mas, graças às ferramentas de automação, esse problema foi resolvido.

 

Hoje em dia, é possível otimizar a entrega das campanhas e segmentar todo conteúdo enviado — tornando-o de fato relevante a pessoa que o recebe em sua caixa de entrada.

 

Alguns tipos de e-mail marketing que você pode disparar:

  • Promoções e ofertas
  • Confirmação de compras, cadastro e inscrições em eventos
  • Newsletter

Por que usar o e-mail marketing?

Segundo a Radicati, o número de usuários de e-mail em 2015 era de 2,5 bilhões, e a tendência é que esse número chegue a (pasme!) 2,9 bilhões em 2019 — mais de um terço da população mundial.

 

Por isso, se utilizado de maneira correta, o meio pode ser muito eficaz quando combinado com outras estratégias de  marketing digital — principalmente se o objetivo é aumentar a relevância da sua marca.

Garante entregabilidade

Quando você faz um post em uma rede social — como o Facebook, por exemplo — não é possível saber exatamente quem será atingido por ele.

 

E isso acontece porque são os algoritmos da rede que determinam para quem a sua publicação é mais ou menos relevante.

 

Mas, para a nossa sorte, o mesmo não acontece com o e-mail marketing.

 

Uma das principais vantagens desse meio é a certeza de que os seus e-mails serão recebidos, independentemente de quantidade de contatos selecionados no momento do disparo.

Oferece flexibilidade

O e-mail também te dá a liberdade de enviar mensagens da maneira que achar mais conveniente para os seus contatos. Basicamente, ele é um documento em branco que pode ser preenchido de diversas maneiras.

 

Tudo vai depender da sua criatividade e intenção!

 

É possível inserir imagens, vídeos, GIFs, elementos gráficos e customizar o template. Enfim, ele fornece um espaço para uma comunicação mais humanizada e criativa.

 

Aposte nisso para conquistar ainda mais os seus clientes!

Bom custo-benefício

Para colocar uma estratégia de e-mail marketing em prática, é preciso ter 3 elementos:

  • Domínio
  • Ferramenta
  • Profissional capacitado

Sendo assim, podemos afirmar que o custo para se trabalhar com e-mail marketing não é alto. E, como dito anteriormente, é mais uma alternativa para alavancar as suas vendas — além de assegurar que as mensagens enviadas serão entregues.

Quais as funções do email em uma estratégia de marketing?

Apesar de popularmente conhecido pelas estratégias de abordagem promocional/comercial, o e-mail marketing vai muito além disso.

 

Por isso, quando uma pessoa aceita receber e-mails de uma determinada empresa, ela abre uma parte da sua vida pessoal; assim como uma abertura para conversas mais próximas.

 

Por isso, é preciso prezar por essa permissão e utilizá-la de forma mais inteligente e eficaz possível. Como? A gente te falo logo abaixo!

Educar o leads

Para que os seus leads se tornem clientes, é preciso estabelecer uma relação mais humanizada. Sendo assim, além de estimulá-los a comprar — enviando ofertas e promoções —, eduque-os sobre os seus produtos e serviços.

 

O mais indicado é falar sobre as situações na quais eles mais se adequam.

 

Se você é do ramo de artigos esportivos, por exemplo, envie conteúdos falando sobre a importância da corrida, de manter uma rotina de exercícios e etc.

 

Repare que você não vai falar necessariamente sobre o produto, mas sobre como e onde ele pode ser utilizado e das situações nas quais o produto é interessante.

 

Desta maneira, a mensagem torna-se mais persuasiva, de forma que o usuário sente a necessidade de adquirir seus produtos.

Promover seus conteúdos

Se você adotou o Marketing de Conteúdo em sua estratégia de Marketing Digital, deve saber a importância de disseminar esses conteúdos para as pessoas certas, não é mesmo? E o email marketing é uma das formas mais eficazes para te ajudar a fazer isso.

 

Nesse caso, lembramos que o essencial é ter uma periodicidade de divulgação desses conteúdos; mantendo uma fidelidade com os interessados no assunto e claro, tornando sua estratégia de email marketing muito mais consistente.

Incentivando-os a comprar

incentivar-as-compras-1024x724 E-mail marketing: tudo que você precisa saber

É óbvio que, além de estabelecer uma boa relação com os clientes, o e-mail marketing também tem como objetivo aumentar o número de vendas.

 

Por isso, aposte no envio de ofertas segmentadas para os leads. E, para aqueles que já são clientes, no envio de ofertas cross selling.

 

Falando nisso, você sabe o que é cross selling?

 

O Cross Selling é uma técnica que estimula o cliente a adquirir produtos complementares ao que foi comprado anteriormente.

 

Na prática, funciona da seguinte maneira:

 

Vamos supor que você vende eletrônicos e que um cliente comprou um notebook. Nesse caso, você pode enviar e-mails oferecendo produtos complementares, como: mouses, headfones, cases, suporte para notebooks e produtos similares.

 

Como dito anteriormente, os produtos enviados por e-mail devem servir como um acessório/complemento ao produto adquirido.

 

Sendo assim, é imprescindível que o valor dos produtos oferecidos seja inferior ao do produto comprado, beleza?

Como construir uma lista de e-mails?

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Uma das maneiras mais comuns de conseguir contatos é disponibilizando

uma caixa de coleta de e-mails em seu blog. Além disso, também é legal apostar na emissão de pop-ups, perguntando se a pessoa gostaria de se cadastrar no site em troca de novidades e conteúdos relevantes.

 

Lembre-se: assim como adquirir novos contatos, manter engajados aqueles que você já tem é a chave de qualquer negócio.

 

Por isso, em sua estratégia de email, não esqueça de disparar conteúdos relevantes periodicamente — educando e fidelizando seus leads cada vez mais.

”Posso comprar uma lista de emails?”

Apesar da proposta parecer atraente, por aparentar ser mais eficaz, rápida e simples, acredite, é o pior caminho que você pode tomar quando o assunto é e-mail marketing.

 

Aliás, você sabia que o discurso de que o e-mail marketing é uma estratégia falida e ultrapassada geralmente é disseminado pelas pessoas que compraram listas de e-mail?

 

E-mail Marketing: o que deve ser evitado?

 

Basicamente, quando alguém disponibiliza seu e-mail para uma determinada empresa, ela está abrindo um pouco da sua vida pessoal e/ou profissional para você.

 

Ou seja, essa pessoa realmente tem o interesse de receber SEU conteúdo e SUAS ofertas.

 

Porém, essa mesma pessoa se sentiria extremamente incomodada caso começasse a receber e-mails de todos os tipos de uma empresa que, provavelmente, ela nunca ouviu falar.

 

Por isso, não compre lista de emails — evitando que sua empresa acabe com o nome manchado e conhecida pela inconveniência.

 

Além disso, nessas listas contém muitos e-mails falsos e com erros de digitação — fazendo com que você perca seu tempo preparando e enviando conteúdos a troco de nada.

 

Por isso, concentre-se naquelas pessoas que realmente fazem questão de receber as suas novidades e dedique seu tempo para criar conteúdo relevante e de qualidade para fidelizá-los.

 

“Mas afinal, como criar um conteúdo de qualidade para a minha estratégia de e-mail marketing?”

Construindo conteúdos de qualidade

Mantenha o texto curto

Prender a atenção das pessoas é uma das tarefas mais difíceis nesses tempos multimídia. Afinal de contas, enquanto uma pessoa está lendo seu e-mail, ela pode receber uma mensagem no whatsapp, uma notificação no facebook, um like no instagram e assim sucessivamente…

 

E como fazer com que o leitor mantenha-se interessado no e-mail?

 

O ideal é inserir um conteúdo de qualidade e informações relevantes em um espaço moderado; ou seja, nesse caso, é preciso abrir mão do “textão”!

 

Além disso, como falamos anteriormente, o e-mail é um espaço em branco no qual você pode (e deve!) combinar informações relevantes, elementos gráficos e um layout atrativo.

 

Um texto interessante em um layout criativo é uma excelente maneira de prender o seu leitor e mantê-lo na leitura pelo tempo necessário!

Pense na linguagem

Você pode ser um expert no assunto, mas se você não adotar uma maneira interessante e criativa de compartilhar o seu conhecimento, de nada adiantará!

 

Por isso, é preciso pensar no tipo de linguagem e no caminho mais eficiente para passar o seu conteúdo aos seus clientes.

  • Afinal de contas, quem são esses contatos?
  • Quantos anos eles têm?
  • Como eles se comunicam?
  • Quais são meios de comunicação mais utilizados por eles?
  • Do que eles gostam?
  • Quais são seus hobbies?
  • Onde eles moram?
  • Qual é o nível de instrução deles?

Essas são algumas das perguntas que você deve responder para criar uma estratégia eficiente de e-mail, ser útil aos seus contatos e obter o sucesso desejado!

Conclusão

Espero que eu tenha conseguido provar para você que o e-mail marketing é sim um meio eficaz para o seu negócio; desde que utilizado da maneira correta!

 

Procurar ter uma boa relação com os seus clientes e ser, de fato, eficiente a eles é a chave para fidelizá-los!

 

Além disso, mais importante do que conseguir novos clientes, é manter aqueles que você já tem. E o e-mail marketing é uma maneira de conseguir isso!

 

Agora que você é um expert no assunto, compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam dominar as estratégias de e-mail marketing!