Qual a importância da jornada de compra em sua estratégia de marketing?

A internet mudou completamente a vida de muitas pessoas e claro, nosso jeito de consumir conteúdos, produtos e serviços.

 

Com tanta informação disponível, o consumidor já chega bem mais preparado na hora da compra. E para que seu negócio não fique para trás, é preciso entender como funciona o que chamamos de jornada de compra.

 

Por isso, preparamos um post superprático para te ajudar entender como a jornada do consumidor funciona e qual a importância dela na sua estratégia de marketing digital. Veja só!

Como funciona a jornada de compra?

Dentro do Marketing Digital, podemos definir a jornada como um modelo para determinar em qual estágio do processo de compra o cliente se encontra.

 

Geralmente, é possível identificar esse estágio com base no que o consumidor está buscando por meio de palavras-chave.

A jornada de compra pode ser dividida em 4 etapas, são elas:

1. Aprendizado e Descoberta

No início da jornada de compras ainda não dá pra dizer com clareza se o potencial cliente possui ou não um problema a ser explorado.

 

Nessa etapa, a estratégia de marketing da sua empresa deve contar com a criação de conteúdos mais amplos; para despertar o interesse e fazer com que o mesmo perceba que tem um problema.

2. Reconhecimento do Problema

Nessa etapa, o consumidor identifica que possui um problema e começa a pesquisar mais sobre as soluções existentes dentro do mercado.

 

Dica para a etapa de reconhecimento: crie abordagens mais específicas sobre o problema.  

3. Consideração da solução

É na etapa de consideração que o cliente começa a procurar soluções reais para o seu problema e avalia quais são as alternativas para resolvê-lo.

 

Nessa etapa, é importante criar materiais específicos sobre a solução.

4. Decisão da compra

Na última etapa da jornada, o consumidor já tomou a decisão de resolver o problema e está analisando quais das opções melhor atende às suas necessidades.

 

Nessa etapa, é importante destacar o diferencial da sua empresa em relação às outras — criando conteúdos específicos sobre os produtos ou serviços que você oferece.

Qual a importância da jornada de compra dentro da sua estratégia de marketing?

Entender o conceito de jornada de compra ajuda a sua empresa a saber quais informações são ou não relevantes para seu potencial cliente e claro, em qual momento essas informações deverão ser apresentadas.

 

O ideal seria estabelecer uma relação entre todas as etapas da jornada; afinal, é uma maneira de educar o mercado e fortalecer o relacionamento com seus futuros clientes.

 

Por isso, o papel da sua estratégia de marketing é entregar a informação certa no momento certo.

 

Quer saber como a jornada de compra funciona na prática? Então acesse o nosso post e veja como você pode usar a jornada do consumidor para guiar suas campanhas de e-mail marketing!

 

2017-09-12T09:00:14+00:00 By |Conversão|

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