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Como o marketing de conteúdo te ajuda na fidelização de clientes

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“Mais importante do que atrair novos clientes, é manter aqueles que você já têm.”

 

A frase disseminada por muitos no mundo do marketing digital tem tudo a ver com o que vamos tratar neste artigo.

 

Basicamente, se você se dedica aos clientes que já tem, fica muito mais fácil aumentar o Life Time Value da sua base e claro, diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

 

Existem diversas estratégias de marketing digital que podem te ajudar no processo de fidelização; porém, neste post, falaremos apenas sobre como você pode aumentar a fidelização dos seus clientes através das estratégias de marketing de conteúdo. Acompanhe!

A relação entre o Marketing de Conteúdo e a fidelização de clientes

No mundo offline, o consumidor só adquire um produto depois de realizar, de fato, uma compra. Mas no mundo online não é bem por aí.

 

A internet é uma grande aliada quando o assunto é comparar informações e preços sobre os mais diversos produtos e serviços.

 

Ou seja, no e-commerce o cliente passa a consumir algo que é seu antes mesmo de fechar a compra: o conteúdo que você disponibiliza a respeito dos seus produtos e serviços.

 

Por isso, o marketing de conteúdo tornou-se uma estratégia muito importante para todos que mantém um negócio na internet — e ele pode estar presente em todas as etapas do seu funil de vendas.

Atração de clientes através de conteúdo de qualidade

Antes de elaborar uma estratégia voltada para o marketing de conteúdo, é necessário a realização de pesquisas para descobrir quais são as dúvidas dos usuários no que diz respeito ao seu nicho. Isso envolve pesquisa de palavras-chave e um diagnóstico geral do mercado.

 

Depois disso, é preciso se concentrar na qualidade da informação disponibilizada e claro, no modo como esse conteúdo chegará aos usuários.

 

Isto é, é preciso otimizar o caminho que o usuário percorre até encontrar suas informações.

 

Concluída esta etapa, é hora de pensar em como você tornará esses usuários em leads.

Captação de leads

Para a captação de leads, além de deixar formulários de cadastro em seu blog, é interessante investir na criação e divulgação de materiais ricos, tais como: e-books, webinars e vídeos.

 

É preciso passar profissionalismo em todos os conteúdos que você pretende ofertar. Afinal, ninguém entregará suas informações pessoais em troca de um conteúdo se não confiar na empresa em questão.

 

Para estimular ainda mais o interesse sobre os seus materiais, não fale somente sobre seus produtos em si, mas simule situações nas quais aquelas mercadorias podem ser interessantes.

 

Por exemplo, se você é do ramo esportivo, crie conteúdos explicando sobre os benefícios da corrida, a importância de fazer exercícios regularmente e assuntos similares.

 

Dessa maneira, a pessoa sente necessidade de saber mais sobre o produto em questão e deixa suas informações em troca do seu conteúdo.

Fidelização

Nessa fase o cliente já foi educado, recebeu todas as informações necessárias a respeito dos seus produtos e concluiu a compra. Por isso, é preciso apostar na criação de conteúdos mais técnicos e objetivos e que podem ajudar em sua experiência pós-compra.

 

Sendo assim, procure disponibilizar conteúdos que esclareçam possíveis dúvidas que podem vir a surgir depois que o cliente adquiriu o seu produto— sem deixá-lo extenso ou pesado.

 

Você também pode produzir informações sobre os novos produtos do seu e-commerce. Afinal, para fidelizá-los, é preciso fazer com que os mesmos realizem novas compras. E, nesse caso, nada melhor do que informá-los sobre os lançamentos da sua marca.

Conclusão

Apostar em Marketing de Conteúdo é uma principais formas para diminuir a distância e estreitar o relacionamento entre empresa-cliente.

 

Basicamente, você passa a estar sempre presente no cotidiano dos seus clientes e passa a ser considerada uma referência no seu nicho de mercado.

 

Quer saber mais sobre fidelização? Então acesse o nosso post com 4 dicas indispensáveis para fidelizar os clientes do seu negócio!