Como SEO pode ajudar a reduzir os custos com Adwords?

Benefícios em utilizar SEO e Adwords simultaneamente.

Nesse artigo vamos mostrar que, se trabalhamos SEO e CPC em parceria, podemos ter um ganho de budget e ainda aumentar a efetividade das atividades de Search Marketing.

 

Muitos me perguntam: “Porque investir em Adwords se já estou bem na primeira posição orgânica para muitos termos de pesquisa?”.

 

Bem, para explicar de forma simples, investir simultaneamente em SEO e CPC pode e é uma forma de aumentar a visibilidade da sua marca, maximizar seus resultados e “dominar os resultados do Google”. Temos dados para provar.

 

A sinergia principal entre as duas estratégias está baseado no monitoramento de dois fatores: O gasto com Mídia e o Rankeamento. Se o seu objetivo é reduzir o custo por clique (CPC) ou aumentar o tráfego total, a posição da SERP (página de resultado do mecanismo de pesquisa) pode nos fornecer insights valiosos.

 

Ao analisar algumas contas como amostra, começamos a identificar uma correlação entre CTR (taxa de cliques), CTR orgânica e custo por clique para as palavras-chave.

 

Para verificar a conexão entre orgânico e pago, nós trakeamos palavras com alto volume de tráfego e suas posições em ambos os canais.Embora cada uma tenha um comportamento diferente em cada um dos canais, descobrimos alguns insights valiosos.

 

SEO e CPC precisam trabalhar juntos.

 

Uma vez que uma campanha de SEO começa, ela leva tempo para ser implementada e principalmente para ver os resultados. A agilidade e facilidade da pesquisa paga, permite um desempenho a curto prazo com melhor visibilidade em consultas específicas.


Não é segredo que o SEO é muito mais sustentável a longo prazo, mas pode demorar muito antes de os resultados apareçam. Uma tática CPC (custo por clique) pode ajudar a compensar resultados limitados de SEO nos estágios iniciais.

 

Também pode gerar insights de palavras de alto valor para serem trabalhadas posteriormente com as estratégias de SEO.

 

 

Um SEO com foco baseado em dados de CPC e corretamente implementadas, conseguimos rankear as palavras importantes para o negócio ao invés de focar nas palavras aleatórias, vamos direto na solução.

 

Uma vez que essas palavras estão rankeadas, conseguimos identificar inúmeras maneiras de diminuir os custos de CPC diminuem de forma natural e como eles podem ser gerenciados estrategicamente.

 

Aumente seu CTR e diminuia o CPC

 

Identificamos um claro aumento de desempenho quando as marcas trabalham CPC e SEO juntos. Por exemplo, depois de avaliar alguns de nossos clientes, descobrimos que as contas que implementam CPC e estratégias de SEO apresentam uma maior taxa de cliques nas buscas orgânicas e pagas, bem como um menor custo por clique na pesquisa paga.

 

Para provar essa hipótese, organizamos os dados por palavras-chave – selecionamos palavras que estão ativas nas campanhas de CPC e ao mesmo tempo apresentaram crescimento junto as estratégias de SEO no mesmo período.

 

 

Para palavras-chave (sem marca) que tem presença orgânica e paga, verificamos que elas apresentam um CTR de 8,93% na pesquisa paga e 5,10% na pesquisa orgânica. Quando isolamos as táticas, a CTR de pesquisa paga é de 8,08%, enquanto a busca orgânica fica em 4,48%.

 

Ao olhar para esses números, podemos ver que as palavras-chave com presença nos resultados pagos e orgânicos produzem um aumento no CTR de ambos os resultados.

 

 

Como mostramos no gráfico, o Custo por Click (CPC) também tem uma queda considerável, passando de R$2.06 para R$1.18.

 

Ao analisar esta queda no CPC, descobrimos que quase todas as palavras-chave com uma presença orgânica apresentam um Índice de qualidade maior que palavras-chave pagas sem presença orgânica. Isso pode ocorrer como resultado de CTR maiores de maior exposição SERP e / ou conteúdo mais rico.

 

 

Também pode resultar do aumento da relevândia de palavras-chave nas Landing Pages otimizadas para pesquisa orgânica. Independentemente do porquê o score de qualidade do Adwords é maior para palavras-chave que estão bem rankeadas em SEO.

 


Um aumento incremental na CTR e CPCs reduzidos são grandes ganhos, mas como uma empresa que tem performance e marketing de pesquisa na veia, a tendência natural é tentar fazer algo com esses dados e melhorar o desempenho ainda mais.

 

 

Descobrimos que uma das otimizações orgânicas mais efetivas vem do ajuste de lances e posições do google com base na visibilidade orgânica.

 

Esta não é uma prática de otimização que pode ser aplicada a todas as palavras-chave, mas com alguns dados de filtragem e teste, os custos de CPC podem ser reduzidos ainda mais.

 

Esta não é uma estratégia geral, e as palavras-chave precisam ser testadas, mas descobrimos que a melhor abordagem está focada no equilíbrio entre incrementos (cliques) e custos (CPCs).

 

Considerações Finais

Quando utilizados juntos, com inteligência, SEO e CPC deixam de ser estratégias isoladas e passar a trabalhar para alcançar resultados mais claros: tráfego mais qualificado e eficiência orçamentária.

 

De qualquer forma, como todo trabalho feito em iniciativas de Search, são necessários muito testes e com muita regularidade, com isso, e os conhecimentos adquiridos ajudarão os profissionais de marketing a considerar as oportunidades de pesquisa de novas maneiras.

 

2017-06-30T16:29:45+00:00 By |Aquisição de Tráfego|

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