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5 otimizações para campanhas de e-mail marketing

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5 dicas para melhorar o desempenho de campanhas de email marketing

Falaremos hoje sobre algumas otimizações que você pode fazer agora mesmo em suas campanhas de e-mail marketing e provavelmente já perceberá o retorno nas campanhas seguintes.

 

Embora uma série de fatores faça parte deste contexto, hoje focaremos em como otimizar o assunto e a entregabilidade das suas campanhas.

Assunto no E-mail Marketing

Em média, recebemos 121 e-mails por dia. O problema é que abrimos apenas 30% deles e caso o e-mail seja de alguma loja, essa taxa média cai para menos de 20%. Como podemos atuar sobre esse cenário?

 

Um assunto matador.  Um estudo da convinceandconvert mostra que 33% das pessoas decide se vai abrir ou não o e-mail, exclusivamente a partir do assunto.

 

Abaixo uma lista dos pontos vinculados ao assunto para você ter em mente:

 

  1. Interesse
  2. Tamanho
  3. Mensagem
  4. Personalização (nome/localidade)

1. Interesse = Benefício + Curiosidade

Basicamente seu assunto precisa de duas coisas:

 

Um, oferecer algum tipo de benefício para o leitor. Dizer com clareza porque o leitor deve abrir. Explicar como o conteúdo vai fazer a vida do leitor mais fácil ou melhor de alguma forma.

 

Dois, deixar o leitor curioso. Isso é a boa e velha psicologia trabalhando, humanos são curiosos. Nós sempre queremos saber mais sobre algum tema.

 

Balanceando o benefício com curiosidade, temos a formula perfeita para um ótimo assunto.

2. Tamanho: mantenha o assunto pequeno

Você tem um espaço minúsculo para exibir o assunto na maioria dos dispositivos, além disso, 55% dos e-mails são abertos em smartphones e tablets, onde o espaço disponível para exibir o assunto é ainda menor.

 

Para deixar ainda mais claro o impacto de um assunto curto, vou pegar emprestado os dados de um estudo publicado pelo MailChimp que analisou mais de 12 bilhões de e-mails enviados.

 

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Gráfico: Quantidade de caracteres no assunto do e-mail marketing Vs Taxa de Abertura

 

Fica bem claro que assuntos menores são mais eficientes e a partir de 50 caracteres, não existe muita diferença.

3. Mensagem

As pessoas estão buscando por vantagens o tempo todo. Então dizer com clareza o que está dentro do e-mail também é fundamental para que o assunto seja eficiente. Por exemplo, abaixo temos um exemplo que valoriza a questão de um assunto curto, como abordado no tópico anterior, mas também é passado com clareza a vantagem.

 

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Exemplo de mensagem e assunto eficiente para e-mail marketing

Atualmente, ainda temos a opção de utilizar símbolos para ajudar na clareza da mensagem. E-mails que utilizam emojis tem um desempenho em média 45% maior em taxa de abertura. Use e abuse da criatividade.

 

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Gráfico: 15 emojis mais usados em assuntos de e-mail no mundo

 

4. Personalização

Toda vez que ouvimos nossos nomes ou lemos uma menção, somos programados para prestar atenção. Isso vale para qualquer cenário, seja alguém gritando você na rua ou lendo em um assunto de e-mail.

 

Além disso, assuntos que incluem o nome do destinatário tem um desempenho em média 29% maior do que assuntos sem o nome.

 

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Gráfico: Impacto de personalizar o assunto no e-mail marketing

 

Mas personalizar vai muito além de colocar o nome do cliente no assunto. Mas como estamos falando exclusivamente das possibilidades que temos para otimizar assuntos, eu destaco outra possibilidade. Personalizar utilizando a localização do cliente.

 

Utilizar localização aumenta radicalmente contexto da mensagem, então algo como: “10% OFF na loja de Barueri”. Provavelmente teria um desempenho maior, do que mencionar apenas o desconto.

Entregabilidade no E-mail Marketing

A expressão SPAM é algo que assusta qualquer profissional que trabalha com e-mail marketing. E muitas vezes seguir as melhores práticas não vai nos garantir entregar na caixa de entrada do contato.

 

5. Otimizações

Entregabilidade é um item super importante, é fundamental entender, mesmo que de maneira simplificada como isso funciona.

 

Simplificando, quando enviamos um e-mail marketing, ele sai do servidor de envio e vai até o servidor do e-mail do contato. Ao chegar nesse servidor, existem uma série de validações feitas, que em alguns casos, para os e-mails que são realmente considerados SPAM, significa exclusão.

 

Mas cuidado, não confunda SPAM de verdade, com os e-mails que vão parar na pasta SPAM do Gmail, por exemplo. São bem diferentes.

 

O e-mail que é considerado SPAM pelo servidor, é barrado antes mesmo de poder ser vista pelo contato. Depois, todos os e-mails que não foram barrados podem ai sim cair na caixa de entrada ou na caixa de spam.

 

Existem vários fatores que são avaliados pelo servidor, mas entre eles os principais são:

  • domínio
  • ip
  • remetente
  • formato
  • conteúdo

Mas nada supera o fato de você mandar e-mail para quem não pediu para receber.

Para melhorar esses fatores, garanta que ajustes como DKIM e SPF estejam devidamente configurados.

 

Abaixo, uma lista de ferramentas que vão ajudá-lo a melhorar entregabilidade:

 

  1. MXToolBox
    Um ótimo site para saber se o seu domínio está em alguma blacklist;
  2. SenderScore
    Uma ferramenta da Return Path que avalia a reputação do seu domínio, possibilitando uma visão histórica;
  3. Litmus Gmail Tabs
    Ferramenta da Litmus que vai ajudá-lo a testar como o Gmail olha para suas campanhas, dizendo qual a provável caixa o Gmail irá colocar sua mensagem.

 

Espero profundamente que essas dicas ajudem você a melhor suas campanhas de e-mail marketing. Em breve voltaremos com mais dicas práticas.