Home Conversão 4 estratégias de marketing digital para aplicar no seu e-commerce

4 estratégias de marketing digital para aplicar no seu e-commerce

62
0
estrategias-marketing-digital.png

Após a criação da internet, o processo de reconhecimento de algumas tendências de mercado ficou ainda mais fácil. Uma delas é a migração das lojas físicas para o meio digital; isto é, o crescimento do número de e-commerces e marketplaces.

 

Ambos trazem inúmeros benefícios para quem já tem um comércio físico e quer passar a trabalhar também com uma plataforma digital. No entanto, é bem comum que algumas pessoas confundam o conceito de e-commerce e marketplace.

Sendo assim, vamos às definições!

E-commerce

Uma loja virtual só pode ser considerada um e-commerce caso ela venda produtos de uma única marca. Podem ser produtos de fabricação própria ou contar com produtos de fábricas terceiras.

Marketplace

Já o marketplace aglomera diferentes marcas e pode comercializar diversos tipos de produtos. Ele funciona como um intermediador entre uma loja/fabricante e o e-consumidor. Uma das suas funções é otimizar o processo de venda/compra e pagamento.

 

Por exemplo, caso você possua uma confecção de roupa infantil, mas não tem condições de investir na criação de um e-commerce, uma das alternativas é apostar em venda por marketplace.

 

O mesmo é possível para quem já possui loja física mas ainda não consegue ampliar o negócio para a plataforma digital.

 

No entanto, ainda que você possua a sua loja própria (seja física ou virtual), é possível alugar um espaço num marketplace para comercializar os seus produtos.

 

O marketplace é uma boa estratégia para aumentar o seu número de vendas e claro, divulgar a sua marca; já que, na maioria das vezes, o alcance de um marketplace é bem maior do que um e-commerce.

 

E para o sucesso de ambos (marketplace e e-commerce), é imprescindível investir em algumas estratégias de marketing digital.

Neste post, separamos 4 dicas que você não pode deixar de colocar em prática no seu e-commerce. Acompanhe!

Conheça algumas estratégias de marketing digital

Além de preocupar-se com a qualidade e a entregabilidade dos produtos comercializados no seu e-commerce, é preciso pensar em maneiras de fazer com que os usuários encontre-o na internet.

 

Afinal, não adianta nada oferecer ótimos produtos com um prazo ideal de entrega, se os usuários não conseguem chegar até você, ou se você não consegue atingi-los.

 

Sendo assim, fica evidente que é imprescindível contar com os serviços do marketing digital. Confira abaixo!

1. Marketing de Conteúdo

Adotar o marketing de conteúdo em sua estratégia é importante pois é mais um canal que você pode utilizar para atrair usuários, convertê-los em clientes e, por fim, fidelizá-los.

 

o marketing de conteúdo está presente em todas as etapas do funil, basta segmentar a estratégia.

 

Ao criar um blog e apostar na produção de conteúdo, você traz diversos benefícios para a sua loja:

  • Mais destaque para o seu e-commerce, fazendo com que ele saia a frente dos demais;
  • Incentiva o usuário a realizar uma compra, educando-o e informando-o sobre a funcionalidade e usabilidade dos seus produtos;
  • Esclarece as dúvidas do seu cliente, sem que ele precise entrar em contato com algum funcionário;
  • Ganha a confiança do usuário ao mostrar que você possui conhecimento sobre o seu nicho de mercado.  

Enfim, essas alguns do diversos benefícios que você pode proporcionar ao seu e-commerce ao aplicar o marketing de conteúdo na sua estratégia de marketing digital.

 

Além disso, é importante ter uma periodicidade em relação às publicações. E o mais legal é que essa estratégia é flexível: a produção de conteúdo não precisa ser somente produção de textos, mas você também pode apostar na produção de vídeos, webinars, ebooks interativos, etc.

 

E, por fim, para disseminar o seu conteúdo, você pode apostar nas seguintes estratégias:

 

  • Inserir uma landing page ao final do conteúdo para que o usuário deixe o seu contato;
  • Enviar as novas publicações para os usuários que aceitaram compartilhar os seus dados através de e-mail marketing;
  • Compartilhar nas redes sociais;
  • Apostar nas técnicas de SEO.

2. SEO

Ocupar as primeiras posições nos motores de busca é essencial para o seu e-commerce, principalmente para aumentar o volume de visitas no seu site.

 

No entanto, devido a concorrência, isso tornou-se bastante difícil. Mas a boa notícia é que, ao adotar as técnicas de SEO e colocá-las em prática da maneira correta, é possível ocupar uma boa posição nos buscadores (Google, Yahoo, Bing, etc.).

 

Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave e descobrir quais são os termos mais usados no momento da pesquisa em relação ao seu segmento.

 

Depois disso, é essencial inseri-las no seu conteúdo para ranquear de maneira orgânica, uma maneira de diminuir os gastos com AdWords — lembrando que a inserção de palavras precisa ser feita de maneira natural, para que o conteúdo não torne-se repetitivo.

 

É preciso lembrar que, tão importante quanto ranquear bem, é oferecer um conteúdo de qualidade, pois será consumido por usuários que podem vir a tornar-se seus clientes.

 

Além disso, SEO é importante para otimizar as páginas do seu e-commerce, seja de categorias ou de produtos. O essencial é que as palavras-chave sejam o título das páginas, além de otimizar a URL.

 

Confira dicas para contratar a agência de SEO certa o seu negócio

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é essencial na sua estratégia de marketing digital por diversos motivos, mas, basicamente, para estreitar a relação de entre loja e cliente e, claro, aumentar o número de vendas.

 

Esse meio é adequado para enviar promoções segmentadas aos seus contatos, divulgar os lançamentos, enviar notificações de finalização, acompanhamento de entrega e, claro, por fim, disseminar o seu conteúdo.

 

Muitas pessoas transmitem o discurso de que o e-mail marketing é uma estratégia ultrapassada, mas existem razões para isso. Diversos erros são cometidos por empresas no momento de planejar a estratégia de e-mail marketing, e não seria diferente no momento de colocá-la em prática.

 

Um dos erros mais cometidos em relação ao e-mail marketing é a compra de lista de contatos. Trata-se de um erro determinante pois, além de perder dinheiro e tempo separando promoções e produzindo conteúdo para quem não tem interesse no que você tem a oferecer, ainda assume uma postura inconveniente e invasiva ao enviar informações para quem não as deseja receber.

 

O que deve ser evitado ao fazer criar uma estratégia de e-mail marketing? Confira aqui!

4. Remarketing

Você já deve ter se deparado com banners de produtos pelo quais tem ou já teve interesse anteriormente. Existe uma razão por trás e chama-se remarketing.

 

Sendo mais uma estratégia do marketing digital, essa tem como objetivo atrair de volta para sua loja aqueles usuários que a visitaram e não finalizaram uma compra.

 

Ao utilizar essa estratégia, você aumenta a possibilidade de expandir a sua taxa de conversão, diminuir o número de abandono de carrinhos, além de aumentar o tráfego do seu site e gerar mais reconhecimento sobre a sua marca.

 

Essas ações aparecem no Google e Facebook, além das redes sociais parceiras.

Google

  • Rede de display: Nesse caso, o banners aparecem nos sites que formam a rede display do google, ou seja, aqueles que aceitam seus anúncios.

display 4 estratégias de marketing digital para aplicar no seu e-commerce

  • Rede de pesquisa: Já na rede de pesquisa, a anúncio é exibido quando o usuário realiza uma pesquisa utilizando as palavras relacionadas ao seu segmento.

display 4 estratégias de marketing digital para aplicar no seu e-commerce

Facebook

Nesse caso, a estratégia é semelhante à rede de display do Google. No entanto, os anúncios são exibidos no feed do Facebook do usuário, ou nos aplicativos parceiros, como Instagram e/ou Messenger.

display 4 estratégias de marketing digital para aplicar no seu e-commerce

Quer ficar por dentro de outras estratégias para e-commerce? Então assine a nossa newsletter e tenha sempre os melhores conteúdos em sua caixa de mensagens!