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10 ferramentas indispensáveis para quem trabalha com SEO

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ferramentas para quem trabalha com seo

No ano de 1996 nasceu o buscador mais famoso do mundo, o Google. Logo em seguida, o termo Search Engine Optimization (SEO) passou a ser utilizado pelos webmasters.

 

Se você trabalha com marketing digital, sabe que um dos principais objetivos é aumentar o tráfego do seu site e que entre as inúmeras estratégias, o SEO é, com certeza, umas das mais conhecidas e eficazes.

 

Para melhorar as otimizações e tornar o seu trabalho ainda mais efetivo, é sempre bom contar com a ajuda de boas ferramentas, não é mesmo?

 

Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas, nas mais diversas formas, que ajudam (e muito!) na rotina de trabalho dos profissionais de SEO.

 

Por isso, se você está a procura de ferramentas para te ajudar em suas estratégias de SEO, continue acompanhando esse artigo pois separamos 10 das ferramentas mais eficazes quando o assunto é te ajudar a aumentar o tráfego do seu site.

Ferramentas de monitoramento

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Que o trabalho de SEO é todo voltado para em melhorar o posicionamento das keywords você já sabe; por isso, é extremamente importante que você tenha total visão de como anda o rankeamento da mesma.

 

Além disso, é importante monitorar o ganho e a perda de backlinks (detalhe importantíssimo para link building) e como tem andado a relevância do seu site para os mecanismos de busca.

 

Para isso, existem três ferramentas extremamente eficientes que podem te ajudar a monitorar o seu site com sucesso.

Sem Rush

Responsável por analisar como anda o rankeamento das palavras-chave e dos backlinks que o seu site recebe, o Semrush é uma ferramenta completa para quem trabalha com SEO.

 

Uma das melhores funcionalidades dessa ferramenta é o quadro de monitoramento de posições. Com ele, você pode verificar o desempenho individual de cada palavra-chave já pré-cadastrada e como anda o posicionamento geral da mesma. Além de permitir filtrar o histórico por data e a distribuição das keyword pelo ranking.

 

O Semrush também é usado para analisar um site como um todo, analisando as principais palavras-chave, visitas e os dados de CPC.

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta de monitoramento de backlinks, tendo como principal diferencial um banco de dados que é considerado um dos mais completos; além de claro, ser extremamente eficiente para identificar as mudanças nos backlinks.

 

Ou seja, com o Ahrefs toda aquela demora de análise para indexar os links não existe — principalmente, se comparado aos robôs do Google.

MOZBAR

A MOZBAR é uma ferramenta gratuita criada pela Moz e uma das mais fáceis de ser utilizada. Ela possui um mecanismo que te ajuda a identificar o melhor e qual conteúdo será relevante para a otimização de busca do seu site, além de mostrar métricas importantes quanto a competição de palavras-chave.

Ferramentas de planejamento e otimização

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As ferramentas de planejamento são essenciais em todas as etapas de uma estratégia SEO. Afinal, o planejamento contempla desde a análise inicial dos clientes, até os resultados de performance posteriores.

 

Para que o planejamento seja ainda mais eficaz, existem algumas ferramentas que podem te ajudar (e muito!) durante esse processo. Veja só!

Google Analytics

Quando se trata de análise de sites, o Google Analytics é considerado a ferramenta primordial.

 

A verdade é que um site não vive sem o analytics — principalmente um e-commerce. A ferramenta é capaz de reunir grandes quantidades de dados qualificados e bem detalhados, sendo essencial para acompanhar todas as performances, como dados sobre visitantes e tráfego orgânico.

Keyword Planner

O Google Keyword Planner funciona como um meio para criar novas campanhas de rede de pesquisa ou expandir as existentes.

 

Além de permitir ver o desempenho de uma lista de palavras-chave, ela ajuda também na hora de escolher lances e orçamentos competitivos para suas campanhas.

Google Search Console

Considerado um complemento do Analytics, o Google Search Console é capaz de fornecer uma série de informações qualificadas sobre sites e blogs. A ferramenta oferece um painel para analisar mais facilmente o funcionamento de um site.

 

A grande diferença entre Analytics e o Search Console é a maneira como as informações são fornecidas. No Google Search Console as informações são expostas de uma maneira mais intuitiva — tornando as mais fáceis de serem compreendida.

 

Os principais itens que a ferramenta fornece são os dados de ligação, como: tráfego de visitantes e quantas vezes o seu site foi linkado — ajudando você na hora de tomar ações preventivas para otimizar o seu site.

 

Então, basicamente, tanto o Google Analytics, quanto o Google Search Console, são ferramentas primordiais para os profissionais de SEO.

Yoast

Considerado o melhor plugin SEO para wordpress, o Yoast é uma ferramenta essencial para otimização de blogs. O plugin possui diversas funcionalidades, como otimização de vídeos e, até mesmo, manuais com instruções.

SEOWorkers Analysis Tool

Essa ferramenta é básica para SEO e perfeita para gerar relatórios de sites. A grande vantagem é que o relatório é feito bem rapidamente, mostrando um bom detalhamento de HTTP — mostrando onde é necessário prestar mais atenção para alcançar seus objetivos dentro do projeto de SEO.

Ferramentas de conteúdo e funcionalidades gerais

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Todo time de SEO precisa de uma equipe de conteúdo, sendo ela a responsável principal pela produção de material como textos, vídeos, imagens e infográficos para sites e blogs.

 

É muito importante que a equipe de conteúdo procure inovar e tenha sempre criatividade e percepção; afinal, a produção do conteúdo é uma etapa muito importante em um projeto de SEO.

Google Trends

Ferramenta responsável por trazer assuntos que são e serão tendências, auxiliando na criação de pautas atuais. O Google Trends é capaz de mostrar os termos de pesquisa populares e todas as tendências dos anos anteriores.

 

A ferramenta apresenta uma série de gráficos isolados e comparativos com a frequência em que determinado termo costuma ser procurado. O mais legal é que ele mostra tudo isso através de várias regiões do mundo.

 

Além disso, o Google Trends pode ser usado como ferramenta complementar do Google Adwords.

Google Drive

Quando se trata de produção de conteúdo, o Google Drive pode ser um grande aliado.

 

Basicamente, o Google Drive é um ecossistema de aplicativos que o Google desenvolveu para facilitar as rotinas de trabalho — mantendo seus arquivos sincronizados em diferentes máquinas dentro da internet.

 

Com ele é possível usar o Gmail, o armazenamento em nuvem, os editores de texto, além das planilhas e apresentações. Uma ferramenta completa para quem trabalha com produção de conteúdo para web e claro, SEO.

Conclusão

As ferramentas apresentadas neste post podem de ser de grande ajuda nas otimizações de SEO para seu site. Por isso, vale lembrar que as ferramentas não substituem o projeto executado pelo profissional de SEO, mas facilita e agrega muito valor ao trabalho do mesmo.

 

Quer virar mestre em SEO? Então acesse o nosso post e confira 3 práticas que você não deve deixar de lado quando o assunto é conteúdo para SEO!